Compromisso

A Maiambiente, consciente da responsabilidade social que detém na sociedade onde se insere, tem-se envolvido, ao longo dos anos, num conjunto de projetos solidários para o apoio às instituições locais. Neste sentido, tem o compromisso de reduzir as assimetrias da população no concelho da Maia. Desenvolve, também, iniciativas de formação e educação ambiental, para sensibilizar a população local e reduzir a falta de conhecimento em torno da gestão de resíduos. Pretende, com as suas ações, criar impacto positivo na comunidade local. Internamente, e com um olhar atento aos seus colaboradores, promove a proteção no local de trabalho e adoção de hábitos saudáveis.
Considerando a água um recurso fundamental, promove o uso consciente da mesma ( consumo interno de lavagem de viaturas e rega) e promoveu o sistema PAYT, em que o pagamento dos resíduos produzidos foram desanexados do consumo da água, porque a água não é lixo!
É, ainda, desde 2023, empresa associada do GRACE – Empresas responsáveis, participando em formações e ações de sensibilização para alcançar soluções e práticas de crescimento sustentável.
Ações
Os resíduos podem ser a peça que faltava
Com o objetivo de tornar os resíduos solidários, a Maiambiente, em parceria com a Lipor, desafiou os maiatos a participar na iniciativa “Os seus resíduos podem ser a peça que falta”. Assim, nas Festas de Nossa Sra. do Bom Despacho, no ano de 2019, que decorreram entre 5 e 15 de julho, e no Handball Cup, de 6 a 13, os resíduos separados e depositados pelos visitantes nos contentores devidamente identificados para o efeito reverteram num apoio social à Lacesmaia – um Projeto de Promoção do Voluntariado e da Solidariedade junto dos utentes das Unidades de Saúde do Concelho da Maia. Os feirantes também foram envolvidos no projeto e, para tal, foram distribuídos sacos próprios para a separação dos resíduos produzidos. Neste ano, a ação decorreu, também, nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, em Gueifães, a primeira das grandes festividades na Cidade da Maia, e na Feira Medieval de Moreira da Maia. Mais informação.
Roupões solidários
A Maiambiente, em parceria com a Wippytex, possui um conjunto de roupões espalhados pelo concelho, no sentido de recolher roupa e têxteis que podem ser valorizados, fomentando a economia circular. No âmbito desta parceria, já foi possível ajudar cerca de 50 organizações do concelho, com valores pecuniários e que ultrapassaram os 100 mil euros.

Concluídas
Pessoas
Mais valor, Menos Impacto