Pesquisa
InícioInício Mapa do Site Mapa do Site Serviços / Projectos


Projecto – Recolha Selectiva de Roupa/Calçado


A Maiambiente, alargou as soluções disponíveis para a deposição seletiva de resíduos urbanos, tendo estabelecido uma parceria com um operador licenciado para a recolha e recuperação/reciclagem de resíduos como as roupas e calçado.


Pretende-se assim criar as condições necessárias para que todos possam contribuir para o aumento da valorização de resíduos, transformando-os em novos recursos e, simultaneamente, reduzindo a deposição em aterro ou incineração.


Assim, encontram-se instalados no Concelho da Maia contentores azuis claros e identificados para a deposição seletiva destes resíduos:

Roupões (contentor azul claro):


Equipamentos para a deposição de roupas e calçado usado. Estima-se que cada pessoa produza 8 a 10kg de resíduos têxteis e calçado por ano. Este tipo de resíduos, pela sua quantidade e pela sua relevância, assumem um papel importante na cadeia de recuperação e reciclagem.
Após a utilização máxima destes materiais, estes devem ser depositados seletivamente neste contentores para que possam ser encaminhados para recuperação/reciclagem.


Caso o estado da roupa/calçado ainda o permita, poderão ser tratados, para posterior encaminhamento para aqueles que mais necessitam. Caso a qualidade não permita a sua reutilização, então estes materiais serão transformados em matéria-prima para a produção de produtos de limpeza de origem têxtil ou para a recuperação de fibras e obtenção de novos produtos têxteis.


Com esta solução, reduz-se a incineração de resíduos/deposição em aterro e reduz-se a necessidade de extração de matérias-primas da natureza para as atividades industriais, preservando assim o ambiente.


 

Lista de locais com roupões



Informações • Maia continua a apostar na reciclagem através dos "roupões" (in Primeira Mão) • Maia aumenta separação de resíduos recicláveis (in Primeira Mão) • Recolha de resíduos na Maia é exemplo de sucesso (in Maia Hoje) • Fundo de Vila dá as boas vindas a uma horta comunitária (in Ambiente Magazine) • Na Maia os "roupões" são solidários (in Ambiente Magazine)
"Poupe recursos - Imprima o conteúdo da página somente se não conseguir evitar"
Efeito

Maiambiente EM
Rua 5 de Outubro, nº 359  -  4475-302 Milheirós
Telefone: 22 947 81 30  -  Fax: 22 947 81 39
E-mail: geral@maiambiente.pt  -  Linha Verde 800 20 26 39
Coordenadas GPS: 41º12'57''N 8º35'50''W
Google Maps: Como chegar

Horário de Funcionamento
9:00 - 18:00 H

Encerramos:
Fins-de-semana e feriados

Total de Visitas: