Pesquisa
InícioInício Mapa do Site Mapa do Site Histórico de Notícias


Maia aumenta separação de resíduos recicláveis (in Primeira Mão)18-10-2017

É com satisfação que, pelo terceiro ano consecutivo, a Maiambiente regista um aumento dos resíduos recicláveis recolhidos. No primeiro semestre de 2017, a separação resultou em mais de 9 mil toneladas de materiais para reciclagem.


Maia continua a apostar na reciclagem através dos "roupões" (in Primeira Mão)18-10-2017

Mais uma vez, as instituições do concelho receberam uma fatia de três mil euros proveniente da reciclagem dos têxteis depositados nos "roupões" pela população, numa parceria entre a Maiambiente e a empresa Wippytex.


Fundo de Vila dá as boas vindas a uma horta comunitária (in Ambiente Magazine)21-09-2017

A Horta Comunitária de Fundo de Vila, em Milheirós, na Maia, foi inaugurada. A cerimónia realizou-se no passado dia 14 de setembro e contou com a presença de António Silva Tiago, presidente da Maimbiente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, António Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, Vítor Fontes, presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Paula Mendes, em representação da Lipor e dos futuros utilizadores da horta.


Na Maia os "roupões" são solidários (in Ambiente Magazine)21-09-2017

A Maiambiente em parceria com a empresa Wippytex, responsável pela recolha de resíduos têxteis depositados nos 42 "Roupões" existentes no concelho, entregou três mil euros a três instituições do concelho da Maia, com o objetivo de apoiar o projeto "Eu Sou Igual a Ti". Este projeto tem como propósito ajudar na compra de equipamentos necessários às unidades de multideficiência situadas nos Agrupamentos de escolas de Águas Santas e de Pedrouços e nos infantários da Santa Casa da Misericórdia da Maia, instalados nestas duas freguesias.


Recolha de resíduos na Maia é exemplo de sucesso (in Maia Hoje)21-09-2017

Atualmente é o município com os melhores indicadores de desempenho, nomeadamente ao nível da reciclagem, superando largamente os objetivos definidos para 2020 é assim que o "Livro Success Full: Casos de sucesso nos Municípios Portugueses" apresenta os serviços de recolha de resíduos, no concelho da Maia, prestado pela Maiambiente.


Inaugurada a Horta de Fundo de Vila em Milheirós (in Primeira Mão)18-09-2017

A Horta de Fundo de Vila foi inaugurada no passado dia 14, constituindo a primeira Horta construída pela Maiambiente, mas a empresa municipal não pretende ficar por aqui.


MaiAmbiente inaugura Horta Comunitária de Fundo de Vila (in Agricultura e Mar Actual)18-09-2017

A Horta Comunitária de Fundo de Vila vai ser inaugurada, no próximo dia 14 de Setembro, no concelho da Maia. A cerimónia realizar-se-á às 18 horas, na Rua de Fundo de Vila, em Milheirós e contará com a presença de António Silva Tiago, presidente da MaiAmbiente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, de António Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, de Fernando Leite, administrador delegado da Lipor, e Vítor Fontes, presidente da Junta de Freguesia de Milheirós.


Horta de Fundo de Vila em Milheirós já abriu (in Notícias Maia)16-09-2017

Na quinta-feira, dia 14 de setembro, foi inaugurada a Horta Comunitária de Fundo de Vila, em Milheirós. A aposta neste projeto de espaços verdes dinâmicos e de agricultura biológica, é para manter. Esta nova horta integra a rede de espaços disseminados pelo Concelho da Maia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus utilizadores, através de práticas de agricultura biológica e de alimentação saudável e contacto com a natureza.


Lixo eletrónico transformado em arte (in Primeira Mão)16-09-2017

Desde o dia 9 de setembro, o lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente ganha uma nova vida com a instalação 'Strangers', de autoria dos artistas João Valente e Sara Orsi. A obra de arte encontra-se visível no piso -6 do Parque Central da Maia, no âmbito da Bienal da Maia 2017, podendo ser visitada até ao dia 30 de setembro.


Maiambiente inaugurou Horta Comunitária de Fundo de Vila (in Maia Hoje)15-09-2017

Após a apresentação do projeto e assinatura do protocolo de Cooperação entre as entidades envolventes, a Horta Comunitária Fundo de Vila já está em funcionamento. Ontem, dia 14 de setembro, decorreu em Milheiros a cerimónia de inauguração que contou com a presença de António Silva Tiago, presidente da Maiambiente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia. Bragança Femandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, Fernando Leite, administrador delegado da Lipor, e Vítor Fontes, Presidente da junta de Freguesia de Milheirós.



Maiambiente aumenta recolha de resíduos recicláveis (in O instalador)14-09-2017

Pelo 3º ano consecutivo, a Maiambiente regista um aumento dos resíduos recicláveis recolhidos. No 1º semestre de 2017, a separação resultou em mais de 9 mil toneladas de materiais para reciclagem. Com as “Retomas com Origem em Recolha Seletiva” próximas dos 70 kg por habitante e por ano, a Maia é líder nacional neste indicador.


Inauguração da Horta Comunitária do Fundo de Vila na Maia (in IPress Journal)13-09-2017

É inaugurada no próximo dia 14 de setembro a Horta Comunitária de Fundo de Vila, no concelho da Maia, em cerimónia que terá lugar às 18h00, na Rua de Fundo de Vila, em Milheirós.


Maia aumenta separação de resíduos recicláveis (in Ambiente Magazine)13-09-2017

Pelo terceiro ano consecutivo, a Maiambiente registou um aumento dos resíduos recicláveis recolhidos. No 1º semestre de 2017, a separação resultou em mais de 9 mil toneladas de materiais para reciclagem. Com as "Retomas com Origem em Recolha Seletiva" próximas dos 70 kg por habitante e por ano, a Maiambiente é líder nacional neste indicador.


Maia vai inaugurar Horta Comunitária (in Notícias Maia)13-09-2017

Na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, pelas 18 horas, será inaugurada a Horta Comunitária de Fundo de Vila, em Milheirós, no concelho da Maia.


Maia inaugura horta comunitária (in Porto24)12-09-2017

A horta dispõe de terreno cultivável, uma zona de lazer, um local coletivo de armazenamento de pequenas alfaias agrícolas, posto de água e um pomar


Maiambiente inaugura horta comunitária de Fundo de Vila (in Ambiente Magazine)12-09-2017

Esta quinta-feira, dia 14 de setembro, vai ser inaugurada a Horta Comunitária de Fundo de Vila, no concelho da Maia.


Maiambiente inaugura Horta Comunitária de Fundo de Vila (in Viva!Porto)12-09-2017

Esta quinta-feira, dia 14 de setembro vai ser inaugurada a Horta Comunitária de Fundo de Vila, no concelho da Maia. A cerimónia realiza-se às 18h, na Rua de Fundo de Vila, em Milheirós e contará com a presença de António Silva Tiago, presidente da Maiambiente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, António Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, Fernando Leite, administrador delegado da Lipor, e Vítor Fontes, presidente da Junta de Freguesia de Milheirós.


MaiAmbiente inaugura Horta Comunitária de Fundo de Vila (in Agroportal)11-09-2017

A Horta Comunitária de Fundo de Vila vai ser inaugurada, no próximo dia 14 de Setembro, no concelho da Maia. A cerimónia realizar-se-á às 18 horas, na Rua de Fundo de Vila, em Milheirós e contará com a presença de António Silva Tiago, presidente da MaiAmbiente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, de António Bragança Fernandes, presidente da Câmara Municipal da Maia, de Fernando Leite, administrador delegado da Lipor, e Vítor Fontes, presidente da Junta de Freguesia de Milheirós.


Recolha de resíduos solidária na festa da N. Srª da Natividade (in Ambiente Magazine)11-09-2017

A Maiambiente, empresa pública municipal, que faz a remoção de resíduos urbanos no concelho da Maia, em parceria com a Lipor, lança o desafio a todos os que visitam as Festa da N. Srª da Natividade de tornarem os seus resíduos solidários.


Recolha de resíduos na Maia é exemplo de caso de sucesso (in Viva!Porto Online)08-09-2017

"Atualmente é o município com os melhores indicadores de desempenho, nomeadamente ao nível da reciclagem, superando largamente os objetivos definidos para 2020", é assim que o "Livro Success Full: Casos de sucesso nos Municípios Portugueses" apresenta os serviços de recolha de resíduos, no concelho da Maia, prestado pela Maiambiente.


Lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente vai ganhar vida na Bienal da Maia07-09-2017

A partir deste sábado, dia 9 de setembro, o lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente vai ganhar nova vida com a instalação "Strangers", da autoria dos artistas João Valente e Sara Orsi. Segundo nota enviada à imprensa, a obra de arte vai estar visível no piso -6 do Parque Central da Maia, no âmbito da Bienal da Maia 2017. Com inauguração marcada para as 22h do dia 9 de setembro, esta instalação poderá ser visitada até 30 de setembro.


Lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente vai ganhar vida na Bienal da Maia (in Ambiente Magazine)07-09-2017

A partir do dia 9 de setembro, o lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente vai ganhar nova vida com a instalação "Strangers", de autoria dos artistas João Valente e Sara Orsi. A obra de arte vai estar visível no piso -6 do Parque Central da Maia, no âmbito da Bienal da Maia 2017. Com inauguração marcada para as 22 horas, este sábado, a instalação poderá ser visitada até dia 30 de setembro.


Lixo eletrónico recolhido pela MAIAMBIENTE vai ganhar vida na Bienal da Maia (in Leak)07-09-2017

A partir do dia 9 de setembro, o lixo eletrónico recolhido pela MAIAMBIENTE vai ganhar nova vida com a instalação "Strangers", de autoria dos artistas João Valente e Sara Orsi. A obra de arte vai estar visível no piso -6 do Parque Central da Maia, no âmbito da Bienal da Maia 2017. Com inauguração marcada para as 22h00, do dia 9 de setembro, esta instalação poderá ser visitada até dia 30 de setembro.


Lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente vai ganhar vida na Bienal da Maia (in Viva!Porto Online)07-09-2017

A partir deste sábado, dia 9 de setembro, o lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente vai ganhar nova vida com a instalação "Strangers", da autoria dos artistas João Valente e Sara Orsi. Segundo nota enviada à imprensa, a obra de arte vai estar visível no piso -6 do Parque Central da Maia, no âmbito da Bienal da Maia 2017. Com inauguração marcada para as 22h do dia 9 de setembro, esta instalação poderá ser visitada até 30 de setembro.


Maiambiente renova parque de contentores dos ecocentros (in Primeira Mão)07-09-2017

A Maiambiente renovou o seu parque de contentores dos ecocentros e contribui assim para a diminuição de emissões de CO2.


Lixo eletrónico recolhido vai ganhar vida na Bienal (in Notícias Maia)06-09-2017

A partir do dia 9 de setembro, o lixo eletrónico recolhido pela Maiambiente vai ganhar nova vida com a instalação “Strangers”, de autoria dos artistas João Valente e Sara Orsi. A obra de arte vai estar visível no piso -6 do Parque Central da Maia, no âmbito da Bienal da Maia 2017. Com inauguração marcada para as 22h00, do dia 9 de setembro, esta instalação poderá ser visitada até dia 30 de setembro.


Maiambiente renova parque de contentores dos ecocentros (in Notícias Maia)02-09-2017

De forma a melhorar a capacidade de deposição dos Ecocentros, a Maiambiente investiu na renovação do parque de contentores, adquirindo dois compactadores (22 m3) e duas caixas metálicas (30 m3). Estes contentores, de maior capacidade e mais modernos, irão promover uma maior eficiência do serviço, diminuindo o esforço ao nível do transporte, reduzindo as emissões de CO2 (gases com efeito de estufa).


Trabalho de modernização de Milheirós (in Primeira Mão)01-09-2017

A freguesia de Milheirós está intimamente ligada ao cultivo do milho, aos seus moinhos e ao rio Leça. Entretanto, tem crescido de forma harmoniosa, em consonância com os seus quatro séculos de história, apresentando infraestruturas ao nível cultural e desportivo, dinamizadas pela Junta de Freguesia e pelas coletividades locais.


Maiambiente renova parque de contentores dos ecocentros30-08-2017

De forma a melhorar a capacidade de deposição dos Ecocentros, a Maiambiente investiu na renovação do parque de contentores, adquirindo dois compactadores (22 m3) e duas caixas metálicas (30 m3).


Maiambiente renova parque de contentores dos ecocentros (in Viva!Porto Online)30-08-2017

De forma a melhorar a capacidade de deposição dos Ecocentros, a Maiambiente investiu na renovação do parque de contentores, adquirindo dois compactadores (22 m3) e duas caixas metálicas (30 m3).


Maiambiente renova parque de contentores e diminui emissões de CO2 (in Ambiente Magazine Online)30-08-2017

A Maiambiente, empresa pública municipal responsável pela remoção dos resíduos sólidos urbanos, investiu recentemente na renovação do seu parque de contentores, adquirindo dois compactadores (22 m3) e duas caixas metálicas (30 m3).


Uma horta à porta de Milheirós (in Primeira Mão)19-07-2017

Foi apresentado no passado dia 13 de julho, no Jardim do Parque Central da Maia, o projeto de Arquitetura da Horta de Fundo de Vila e assinado o protocolo de cooperação entre a Maiambiente, a Lipor, a Câmara Municipal da Maia e a Junta de Freguesia de Milheirós. O projeto de arquitetura foi da responsabilidade do Gabinete Verdepróspero, com assinatura da Arquiteta Paisagista Renata Ferreira com a colaboração da Arquiteta Paisagista Cláudia Vilar. Durante a tarde, foi ainda possível participar em workshops de compostagem caseira e reciclagem.


Maiambiente apresenta horta comunitária de Fundo de Vila (in Ambiente Magazine)17-07-2017

Foi num ambiente descontraído e animado que no passado dia 13 de julho, a MAIAMBIENTE apresentou o projeto da Horta Comunitária de Fundo de Vila, que irá nascer brevemente, em Milheirós, na Maia.


Vai nascer mais uma Horta Comunitária na Maia (in Notícias Maia)14-07-2017

A Horta de Fundo de Vila, vai nascer em setembro, na Freguesia de Milheirós. O Município da Maia mantém a aposta neste projeto inovador ao nível nacional, de espaços verdes dinâmicos e de agricultura biológica.


"Naturalmente pelo Ambiente" (in Notícias Maia)13-07-2017

Está a decorrer a iniciativa 'Naturalmente pelo Ambiente', que tem como objetivo dar a conhecer o projeto da Horta Comunitária de Fundo de Vila, que irá nascer brevemente, em Milheirós, Maia.


"Naturalmente pelo Ambiente" junta horta comunitária, compostagem caseira e reciclagem (in Viva!Porto Online)12-07-2017

A iniciativa, promovida pela Maiambiente, vai dar a conhecer o projeto da Horta Comunitária de Fundo de Vila, que irá nascer brevemente, em Milheirós, Maia. "Naturalmente pelo Ambiente" realiza-se esta quinta-feira, no Parque Central da Maia (no jardim em frente ao Fórum da Maia), entre as 15h e as 20h.


A Maia vai ter mais uma Horta Comunitária (in WeBook)12-07-2017

No próximo dia 13 de julho, a MAIAMBIENTE promove a iniciativa "Naturalmente pelo Ambiente" com o objetivo de dar a conhecer o projeto da Horta Comunitária de Fundo de Vila, que irá nascer brevemente, em Milheirós, Maia.


MAIAMBIENTE promove a iniciativa ´Naturalmente pelo Ambiente´ (in Portal do Jardim.com)12-07-2017

No próximo dia 13 de julho, a MAIAMBIENTE promove a iniciativa 'Naturalmente pelo Ambiente' com o objetivo de dar a conhecer o projeto da Horta Comunitária de Fundo de Vila, que irá nascer brevemente, em Milheirós, Maia. Este evento outdoor realiza-se no Parque Central da Maia (no jardim em frente ao Fórum da Maia), entre as 15h00 e as 20h00.


MAIAMBIENTE promove a iniciativa "Naturalmente pelo Ambiente" (in Ambiente Magazine)10-07-2017

Na próxima quinta-feira, 13 de julho, a MAIAMBIENTE promove a iniciativa "Naturalmente pelo Ambiente" com o objetivo de dar a conhecer o projeto da Horta Comunitária de Fundo de Vila, que irá nascer brevemente, em Milheirós, Maia. Este evento outdoor realiza-se no Parque Central da Maia (no jardim em frente ao Fórum da Maia), entre as 15 e as 20 horas.


Maiambiente com a World Press Photo sobre rodas (in Primeira Mão)07-07-2017

A Maiambiente volta a inovar e a dar um uso cultural aos seus veículos de recolha de lixo. A principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a World Press Photo (CPP), está agora em exposição nos veículos de recolha de resíduos da Maia


Recolha de resíduos solidária nas Festas da Maia (in Ambiente Magazine Online)06-07-2017

A Maiambiente, empresa pública municipal, que faz a remoção de resíduos urbanos no concelho da Maia, em parceria com a Lipor, acaba de lançar o desafio a todos os que visitam as Festas da Maia, de forma a tornarem os seus resíduos "solidários".


Maia promove a recolha de dejetos caninos em espaços públicos (in Blog WeBook Porto)05-07-2017

No âmbito de uma Campanha de Sensibilização para o Bem-Estar Animal promovida pela Câmara Municipal da Maia, no passado sábado, 1 de julho, a MAIAMBIENTE esteve no Jardim da Granja, em Águas Santas, com uma ação de sensibilização para a recolha dos dejetos caninos nos espaços públicos sob o mote "não te esqueças do meu presente". Na iniciativa, promovida pela autarquia, foi ainda possível a adoção responsável dos animais de companhia.


Nas Festas da Maia torne os “resíduos sólidos solidários" (in Notícias Maia)05-07-2017

Sob o mote “Os seus resíduos podem ser a peça que falta”, a Maiambiente em parceria com a Lipor, lança o desafio a todos os que visitam as Festas da Maia, para que tornem os seus resíduos sólidos solidários.


Ambiente e fotografia de mãos dadas (in Revista O Instalador Online)28-06-2017

As viaturas, decoradas com oito das fotografias premiadas, estiveram em exposição na Praça do Município e circulam agora nos horários de recolha de resíduos.


Maiambiente coloca World Press Photo sobre rodas (in Ambiente Magazine Online)27-06-2017

As viaturas, decoradas com oito das fotografias premiadas, estiveram em exposição na Praça do Município e circulam agora nos horários de recolha de resíduos.


Maiambiente coloca World Press Photo sobre rodas (in Portal Splish Splash)27-06-2017

Principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais está agora em exposição nos veículos de recolha de resíduos da Maia


Na Maia, os Camiões do Lixo são Exposições de Fotografia (in Blog WeBook Porto)27-06-2017

A MAIAMBIENTE continua a dar uma utilização adicional aos seus camiões do lixo: transforma-los em veículos de cultura, ao mesmo tempo que recolhem os resíduos urbanos do concelho da Maia. Desta vez são as fotografias da principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional: World Press Photo, que vão andar sobre rodas pelo município da Maia.


Projeto "Eu sou igual a ti" vai ser contemplado com verba da reciclagem (in Primeira Mão)09-06-2017

Sob o lema rotário 2016/2017 "A serviço da Humanidade", decorreu no passado dia 3 de junho, entre as 15h00 e as 18h00, nos jardins em frente às Piscinas Municipais de Águas Santas, a festa de Encerramento do projeto "Eu sou igual a ti".


Maiambiente com frota sustentável (in Maia Hoje)06-06-2017

Candidatura aprovada ao Fundo Ambiental prevê um cofinanciamento de 25% do investimento total.


Maiambiente aposta em projeto pioneiro em Portugal (in Boas Notícias)05-06-2017

A Maiambiente decidiu dar uma utilização adicional aos seus camiões do lixo: transformá-los em veículos de cultura, ao mesmo tempo que recolhem os resíduos urbanos do concelho da Maia. O projeto "C-Mobile: Cultura em Movimento" é pioneiro em Portugal e tem como objetivo promover e disponibilizar o acesso universal à arte, nas suas diferentes formas de expressão, e divulgar novos artistas. O desafio da decoração dos camiões foi lançado aos alunos da ESAD - Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) e o resultado já circula pelas ruas do concelho.


Maiambiente inova com frota sustentável (in Noicias Maia)02-06-2017

Empresa maiata na linha da frente na redução de emissões de gases com efeito de estufa.


Maiambiente participou de "Vamos limpar a Europa" (in Primeira Mão)29-05-2017

Consciente do impacto ambiental negativo dos resíduos que estão a ser abandonados na sua área envolvente e acreditando na valorização do papel dos cidadãos neste processo, a Maiambiente associou-se à ação "Vamos Limpar a Europa" e participou numa ação voluntária de limpeza.


ZERO: eficácia da recolha porta-a-porta é muito superior à dos ecopontos (in Ambiente Magazine Online)29-05-2017

A ZERO avaliou a eficácia da recolha seletiva porta-a-porta em três municípios que adotaram este sistema - Lajes das Flores (Açores), Lisboa e Maia - e comparou os resultados obtidos com o desempenho da recolha seletiva baseada em ecopontos. A conclusão não deixa margem para dúvidas, diz a associação: a retoma de recicláveis - papel/cartão, plásticos/metais e vidro existentes nos resíduos sólidos urbanos - é muito superior nas áreas onde existe recolha porta-a-porta.


Maiambiente "electrifica" frota automóvel com apoio do Fundo Ambiental (in Agricultura e Mar Actual Online)25-05-2017

A Maiambiente, empresa de gestão de resíduos do Município da Maia, vai tornar a sua frota automóvel mais sustentável, apostando na sua renovação através da substituição por viaturas elétricas. Para tal, concorreu ao Fundo Ambiental e viu a sua candidatura aprovada, que prevê um cofinanciamento de 25% do investimento total.


Maiambiente preocupada com o abandono de resíduos (in Ambiente Magazine Online)22-05-2017

Consciente do impacto ambiental negativo dos resíduos que estão a ser abandonados na sua área envolvente e acreditando na valorização do papel dos cidadãos neste processo, a Maiambiente associou-se à iniciativa “Vamos Limpar a Europa!” e participou numa ação voluntária de limpeza na Maia.


Cultura em movimento na Maia (in RTP)16-05-2017

Na Maia, os camiões do lixo levam cultura a toda a cidade. No projeto C-Mobile: cultura em movimento, transformam-se os veículos em museus itinerantes. O objetivo é promover e disponibilizar o acesso de todos à arte e à cultura e também divulgar o trabalho de novos artistas. Declarações de António Tiago, Presidente da Maiambiente


Maia. Camiões que recolhem lixo e espalham cultura (in Travel&Taste Online)06-05-2017

O acesso universal à arte é um direito de todos e, também, um dos objetivos do projeto C-Mobile: Cultura em Movimento, desenvolvido pela Maiambiente. Divulgar novos artistas é outro dos propósitos da iniciativa.


Há animais para adoção na Maia (in Porto24 Online)05-05-2017

Aberta à comunidade em geral, a iniciativa decorrerá no Jardim do Lago dos Maninhos, entre as 10h30 e as 17h30.


Maiambiente aposta em animação gráfica para oitos camiões do lixo (in Ambiente Magazine Online)03-05-2017

A Maiambiente, empresa pública municipal de remoção de resíduos, decidiu dar uma utilização adicional aos seus camiões do lixo: transforma-los em veículos de cultura, ao mesmo tempo que recolhem os resíduos urbanos do concelho da Maia.


Maiambiente aposta em projecto pioneiro em Portugal(in Revista O Instalador Online)03-05-2017

A Maiambiente decidiu dar uma utilização adicional aos seus camiões do lixo: transformá-los em veículos de cultura, ao mesmo tempo que recolhem os resíduos urbanos do concelho da Maia.


JSD Maia na Maiambiente e na Escola Secundária do Castêlo (in Primeira Mão)02-05-2017

A JSD Maia realizou novas ações nos últimos dias 21 e 22. A primeira incluiu 80 jovens da Secundária do Castelo da Maia numa formação com dirigentes da JSD debatendo questões como "O que é a política?" e "Para que serve a política?"


A Arte Sai à Rua... Num Camião (in Maia Hoje)26-04-2017

A Maiambiente e a ESAD juntaram-se para implementar o projeto "C-MOBILE: Cultura em Movimento". O projeto foi apresentado publicamente na Maia a 8 de Abril.


C-MOBILE: CULTURA EM MOVIMENTO (in Primeira Mão)13-04-2017

A Arte Sai à Rua… Num Camião. Este foi o mote do projeto conjunto da Maiambiente e da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. O projeto foi apresentado publicamente no último sábado, nos Paços do Concelho da Maia. As duas entidades juntaram-se neste “C-MOBILE: Cultura em Movimento” e o resultado foi um conjunto de animações gráficas que vão circular pela cidade nos camiões de recolha de resíduos urbanos.


C-Mobile: Dar um toque artístico ao lixo (in JPN Online)07-04-2017

ESAD e Maiambiente apresentam este sábado um projeto de divulgação da temática do ambiente e do desenvolvimento sustentável. Oito camiões do lixo vão ser personalizados pelos alunos.


Maia com novos camiões do lixo movidos a gás natural (in Portal Noticias Maia)11-01-2017

A Câmara Municipal da Maia apresentou quatro novas viaturas de recolha de lixo mais amigas do ambiente.


Maiambiente esclarece a opção pelo novo modelo de comunicação (in Portal Noticias Maia)07-01-2017

O novo modelo de comunicação dos calendários de recolha de resíduos da Maiambiente, motivou reações, e levou a empresa a emitir um pedido de desculpas. A empresa já tinha antes disponibilizado uma linha verde para esclarecimentos, que na última semana recebeu um volume de chamadas elevado.


Saiba quando deve deixar o seu contentor à porta (in Portal Noticias Maia)05-01-2017

A Maiambiente, empresa responsável pela recolha porta-a-porta de resíduos sólidos urbanos, com origem em habitações e comércios, alterou no inicio do corrente ano o plano de recolha de lixo no concelho da Maia.


Maiambiente entrega 10.000€ a dez instituições da Maia (in Portal Notícias Maia)15-12-2016

Os contentores “roupões” espalhados pelo concelho da Maia recolheram, durante este ano, 200 toneladas de roupa usada, artigos de têxtil/lar, calçado e brinquedos. O projeto que resulta de uma parceria entre a Câmara da Mala e a empresa Wippytex.


Toneladas de roupa usada vão ajudar 10 instituições (notícia in Jornal de Notícias)13-12-2016

Os contentores "roupões" espalhados pelo concelho da Maia recolheram, durante este ano, 200 toneladas de roupa usada, artigos de têxtil/lar, calçado e brinquedos. O projeto que resulta de uma parceria entre a Câmara da Mala e a empresa Wippytex vai beneficiar 10 instituições do município.


Viaturas da Maiambiente promovem World Press Photo na Maia (in Primeira Mão) 11-11-2016

A exposição World Press Photo 2016 já anda na rua, o melhor será afirmar que as fotos andam a circular impressas em veículos de recolha de resíduos da Maiambiente. Os quatro camiões estiveram em exposição no último domingo, dia 30, em frente à Câmara Municipal da Maia, onde os munícipes tiveram oportunidade de observar melhor oito das melhores imagens do mundo (premiadas).


MAIA NA DIANTEIRA DA RECOLHA DE RESÍDUOS (in Primeira Mão)02-06-2016

A estratégia de privilegiar a recolha porta-a-porta em detrimento dos contentores de proximidade em muito contribui para que Maia surja no topo dos concelhos que maior percentagem de resíduos recolheu de forma seletiva: 38,5%. Assim defende o diretor-geral da Maiambiente, Carlos Mendes, que elogia o papel dos maiatos: “Por melhor que o modelo seja e mais eficaz também seja a Maiambiente, apenas a participação dos cidadãos permite alcançar os presentes resultados”.


MAIA RECOLHEU 28 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS NO 1.º SEMESTRE DO ANO (in Porto24)19-10-2015

A empresa municipal Maiambiente recolheu 28.376 toneladas de resíduos entre janeiro e junho deste ano, menos 0,2% face a igual período de 2014.


Novas viaturas para Santa Casa da Misericórdia da Maia e A.S.M.AN. (in Maia Hoje)25-05-2015

Viaturas de mercadorias foram entregues pela Câmara Municipal da Maia através da Maiambiente EM.


Concurso Share Your Solution (in Lipor.pt)09-05-2015

A Plataforma Shared Waste Solutions (SWS), desenvolvida pelo ITeCons, a TecMinho e a Universidade de Aveiro, através de um projeto aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (FCOMP-05-0128-FEDER-032969), promove, juntamente com a LIPOR e a Sociedade Ponto Verde, o concurso de ideias designado "Share Your Solution", o qual tem como objetivo estimular o design de produtos inovadores a partir de materiais e soluções que incorporem resíduos.


Catorze entidades recebem selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos” (in AmbienteOnline.pt)11-03-2015

São catorze as entidades gestoras de resíduos urbanos que irão receber o selo de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos”, atribuído pela primeira vez este ano. A cerimónia de entrega realiza-se no próximo dia 23 de Abril, em Lisboa, no âmbito da 9ª edição do Fórum Nacional de Resíduos.


Maiambiente entrega cerca de 9 mil euros a quatro instituições de solidariedade social da Maia (in Maia Hoje)19-12-2014

A empresa municipal Maiambiente entregou hoje o valor de 9 250 euros a quatro instituições de solidariedade da Maia: Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Bomporto, Rotary Clube da Maia e ASMAN - Associação de Solidariedade Social, como forma de retribuir o trabalho que desenvolvem no concelho e auxiliar nas necessidades das mesmas.


Arranque do Projeto Payt, parceria Lipor/Maiambiente (in noticiasmaia.pt)09-10-2014

A Lipor e a Maiambiente, Empresa Municipal do Ambiente do Município da Maia, iniciaram, em Julho de 2014, a implementação no terreno do Projecto-piloto PAYT (Pay As You Throw – Pagar pelos Resíduos Produzidos).


Arranque do Projeto PAYT – parceria LIPOR/Maiambiente (in Local.pt)08-10-2014

A Lipor e a Maiambiente, Empresa Municipal do Ambiente do Município da Maia, iniciaram, em julho de 2014, a implementação no terreno do Projeto-piloto PAYT (Pay As You Throw – Pagar pelos Resíduos Produzidos).


'Saber mais para fazer melhor' 2ª fase30-08-2014

Começou no dia 30 de Agosto a 2ª fase do projecto que pretende estudar onde são produzidos e como são separados os res?duos de embalagens: nos lares (doméstico) e no comércio e serviços (não doméstico). Para tal a Sociedade Ponto Verde, em parceria com a Maiambiente e a Lipor, vai caracterizar os resíduos das freguesias de Águas Santas e Pedrouços, até ao dia 7 de Outubro, sendo a recolha nessas duas freguesias feita de forma separada entre os resíduos domésticos e não domésticos. Assim, o camião passa 2 vezes no dia de recolha: uma vez para recolher domésticos e outra vez para recolher não domésticos.


Alargamento da recolha selectiva porta-a-porta aumentou em 36% a reciclagem na Maia (in Greensavers)26-02-2014

Em 2013, a recolha multimaterial nos três ecopontos – amarelo, azul e verde – cresceu mais de 35,6% no concelho da Maia. O aumento deveu-se em parte ao projecto “Ecoponto em Casa”, que ainda decorre e permitiu alargar a recolha selectiva porta-a-porta.


LIPOR organiza cursos de compostagem caseira com oferta de compostor25-02-2014

A LIPOR, no âmbito do projeto Terra à Terra, está a organizar cursos de compostagem caseira (GRATUITOS) com a oferta do compostor!


"Ecoponto em casa" apresenta resultados na Maia (in RTP)24-01-2014

O concelho da Maia está a implementar um projeto pioneiro de recolha e separação de resíduos. Chama-se "Ecoponto em casa" e ao fim de um ano já apresenta resultados positivos.


Maiambiente aumenta recolha de recicláveis (in água & ambiente)10-01-2014

Desde o início do ano, a Maiambiente distribuiu cerca de 70 mil contentores para a recolha porta-a-porta das três fracções recicláveis – papel/cartão, vidro e embalagens – no âmbito do projeto “Ecoponto em Casa”. Os resultados estão à vista: a empresa municipal garantiu um crescimento de 11 por cento na recolha de materiais recicláveis face a 2012, incluindo os resíduos enviados para reciclagem e compostagem.


Projeto Saber mais, para fazer melhor!09-01-2014

“Saber mais, para fazer melhor!” é um projecto da Sociedade Ponto Verde, Lipor e Maiambiente que tem como objectivo fazer a caracterização da produção de resíduos no fluxo doméstico, canal Horeca e em outros sectores do comércio e serviços.


Recolha selectiva porta a porta na Maia é "uma aposta ganha" (in Porto Canal)23-12-2013

O projeto de recolha seletiva porta a porta implantado na Maia há cerca de um ano "é uma aposta ganha", com taxas de recolha de materiais recicláveis que superaram "as melhores das expectativas", apesar da retração do consumo das famílias.


Roupa depositada na Maia permite doar 5.000 euros a instituições (in Porto24)19-12-2013

A Câmara da Maia entrega na sexta-feira 5.000 euros a 2 instituições de apoio a crianças e idosos, quantia que resulta da valorização económica dos materiais depositados pelos munícipes nos contentores de roupa usada instalados no concelho.


Maia já ultrapassou em 2013 as metas para 2020 de reciclagem por habitante (in Publico)16-12-2013

Cada habitante da Maia recicla anualmente quase 70 quilos de resíduos urbanos, entre plásticos e embalagens, vidro e papel. O resultado já conseguido está muito acima da meta de reciclagem per capita que o país tem de cumprir… em 2020, que é de 47 kg/hab/ano.


Ecoponto Móvel Lipor atraiu os Maiatos na Feira de Pedras Rubras28-11-2013

No passado dias 28 de novembro, o Ecoponto Móvel Lipor esteve presente na Feira de Pedras Rubras, em Moreira (Maia).


Maiambiente recebe Menção Honrosa (in Maia Hoje)15-11-2013

A Maiambiente foi distinguida com uma Menção Honrosa na categoria "Produto ou Serviço" da 6.ª edição dos Green Project Awards - Portugal, com o projecto "Ecoponto em Casa".


Green Project Awards distingue 19 projectos “amigos” do ambiente (in Publico)30-10-2013

Produção biológica de vinha, valorização do bagaço de azeitona e um programa que evita a impressão de recibos são alguns dos premiados.


DOIS PROJETOS DA REGIÃO NORTE NA RETA FINAL DO PRÉMIO EUROPEU “REGIOSTARS” 2014 (in O Novo Norte)08-10-2013

A última grande etapa dos prémios europeus "RegioStars” 2014, promovidos pela Comissão Europeia como "óscares” para distinguir projetos de desenvolvimento regional, tem hoje lugar. Os finalistas da competição nas cinco categorias a concurso apresentam os seus projetos ao júri, que anunciará os vencedores no próximo ano.


Portugueses enviam para reciclagem mais de 168 mil toneladas de resíduos nos primeiros 6 meses (in Sociedade Ponto Verde)29-07-2013

A reciclagem de resíduos de embalagem cresceu nos primeiros seis meses de 2013. Entre janeiro e junho, a Sociedade Ponto Verde, com o contributo da população portuguesa, encaminhou para reciclagem 168.313 toneladas de resíduos de embalagens no âmbito do fluxo urbano. Trata-se de um crescimento de 3% dos resíduos provenientes na sua maioria dos materiais recolhidos seletivamente, nomeadamente através dos ecopontos e sistemas porta-a-porta.


Reciclagem aumenta 15% nos primeiros quatro meses de 2013 (in Greensavers)20-06-2013

No primeiro semestre, a reciclagem de resíduos de embalagens domésticas, do pequeno comércio e HORECA cresceu 3%. O plástico foi o material que mais se destacou em termos de crescimento.


Campeões da reciclagem vão ter fatura mais baixa (in Jornal de Notícias)15-06-2013

A Maia está a preparar uma descida na fatura de tratamento de resíduos paga pelos munícipes, depois da reciclagem ter disparado. A entrega de 77 mil ecopontos domésticos já permitiu pagar menos à Lipor.


Rui Berkemeier. “Os ecopontos são perversos pois premeiam quem não separa o lixo” (in IOnline)21-05-2013

Os ecopontos falharam. É preciso agora olhar para os casos de Lisboa ou da Maia, diz o especialista em resíduos da Quercus: recolha de porta a porta


Coreografia com caixotes do lixo atraiu centenas (in Jornal de Notícias)13-04-2013

"Flashmob" sensibilizou público para a separação seletiva de resíduos.


"Lixeiro", uma profissão subvalorizada em Portugal (in P3 - Público)05-04-2013

André Pinto é cantoneiro de limpeza na Maiambiente. Foi canalizador durante nove anos até que surgiu esta oportunidade de emprego. André não pensou duas vezes.


Maia e Lisboa são os melhores a reciclar (in Jornal de Notícias)21-03-2013

Produção de lixo em Portugal caiu nos últimos dois anos para 500 quilos per capita.


Na Maia vai ser testado um sistema de gestão de resíduos (in Biosfera - RTP)12-03-2013

Na Maia vai ser testado um sistema de gestão de resíduos que premeia quem produz menos lixo. O conceito poluidor-pagador, aplicado ao lixo, é comum noutros países.


Cada maiato produziu 429 kg de resíduos urbanos em 2012 (in Maia Hoje)01-02-2013

A Maiambiente recolheu 57.981 toneladas de resíduos sólidos urbanos, o que representa uma redução de -4,7% face a igual período de 2011.


Projeto Ecoponto em Casa lança página de Facebook01-02-2013

Projeto EcopontA página de Facebook do projeto Ecoponto em Casa já foi lançada. Um dos objetivos da página será promover a proximidade com os cidadãos que usufruirão dos novos equipamentos e serviços de recolha.


Maia testa sistema em que munícipes só pagam o lixo que produzem (in Público)09-01-2013

Projecto-piloto custa 400 mil euros e vai abranger 1100 habitações. Em Óbidos e em Portimão, falta financiamento para avançar com sistemas semelhantes.


Podemos ter de pagar pelo lixo que produzimos? Conheça o sistema pay-as-you-throw. (in Greensavers)09-01-2013

O Parlamento discute hoje uma possível alteração ao pagamento de taxas de resíduos, avaliando se, tal como acontece em outros países, se pode aplicar em Portugal a máxima do poluidor/pagador.


Maiambiente distinguida com medalha inglesa (in Jornal de Notícias)03-01-2013

A Maiambiente foi galardoada com a medalha de bronze por uma associação inglesa.


INFORMAÇÃO RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - ANO NOVO 2012/201327-12-2012

31 DE DEZEMBRO, SEGUNDA-FEIRA Não se realizam os circuitos de recolha nocturna. Os circuitos de recolha diurna serão realizados nos horários habituais.


Maiambiente recebe "International Green Apple Award for Environmental Best Practice 2012" (in Maia Hoje)08-12-2012

O município da Maia, foi distinguido nos International Green Apple Awards for Environmental Best Practice 2012, através da Maiambiente, EEM e do projecto "Ecoponto em Casa".


"Ecocontainer at home" Project (notícia in ACR+)30-10-2012

"Ecocontainer at home" Project is based on the distribution of sets of containers for selective and undifferentiated deposition, allowing residents to sorting waste without leaving home. This is an innovative project that reflects once more the pioneering spirit of the municipality of Maia.


Projeto Ecoponto em Casa arranca22-10-2012

O projeto Ecoponto em Casa baseia-se na distribuição de conjuntos de contentores para deposição seletiva e indiferenciada, que permitem aos munícipes separar os resíduos sem sair de casa.


‘Maiambiente’ avança com o projecto Ecoponto em Casa (notícia in Primeira Mão)19-10-2012

A Maiambiente, em parceria com a Lipor, avança com o Projeto ‘Ecoponto em Casa’. O projecto baseia-se na distribuição de conjuntos de contentores para deposição seletiva e indiferenciada (quatro contentores), que permitem aos munícipes separar os resíduos sem sair de casa.


MAIAMBIENTE e LIPOR promovem a entrega de equipamentos ortopédicos04-10-2012

No dia 26 de Setembro de 2012, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia a cerimónia de entrega de equipamentos ortopédicos a dois cidadãos portadores de deficiência fisica.


Reciclar + Reabilitar +19-09-2012

A LIPOR promove o lançamento de um Concurso Nacional de Ideias para a criação de Equipamentos de Recolha Seletiva de Resíduos (vulgo Ecoponto) acessíveis para todos (Projeto R+).


Maiambiente tem projecto que pode transformar-se num PAYT (in Portal Ambiente Online)17-07-2012

O projecto é do município da Maia e está a ser realizado pela empresa municipal Maiambiente. O objectivo é dotar o concelho da Maia, no âmbito da recolha selectiva porta-a-porta, de contentores “inteligentes”, capazes de medir a produção de resíduos e optimizar os meios de recolha, através da instalação de identificadores electrónicos nas viaturas e com informação de base, quer dos produtores de resíduos, quer dos serviços para que o serviço possa ser monitorizado e optimizado.


Sabia que os Portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a importância da reciclagem? E você faz parte das pessoas que reciclam? (in Protege O Que é Bom)09-04-2012

De acordo com a Sociedade Ponto Verde (SPV), em 2011 foram enviadas para reciclagem 711 mil toneladas de resíduos de embalagens.


Nada se perde, tudo se composta (notícia in Teste Saúde)02-04-2012

A compostagem doméstica é um processo simples, económico e ecologicamente sustentável. Aproveite alguns restos de comida e aparas de jardim e faça o seu próprio fertilizante.


Cada um de nós faz 514 quilos de lixo e só são reciclados 62 (notícia in Planeta Azul)30-03-2012

Cada português fez 514 quilos de lixo, em 2011, mais 12 quilos que a média do cidadão europeu (502 quilos).


Ciganos deixam Lidador (in JN)27-03-2012

Descampado da Rua 4 está vazio. Para trás ficam várias toneladas de entulho.


24 de Março - Limpar Portugal19-03-2012

24 de Março - LA Maiambiente, EEM junta-se mais uma vez a esta iniciativa.


Reciclagem de embalagens em Portugal continua a aumentar (in SPV)30-01-2012

A adesão do Consumidor português há separação e reciclagem das embalagens usadas continua a crescer.


Portugal cumpre metas de reciclagem de embalagens (in Boas Notícias)09-01-2012

Portugal deverá cumprir as metas estabelecidas para 2011 na reciclagem e valorização de resíduos de embalagens.


Câmara da Maia altera recolha de lixo na noite de fim de ano (in Primeira Mão)29-12-2011

Os serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos da Câmara da Maia não vão fazer a recolha no dia 31 de Dezembro, sábado à noite.


AS ATITUDES QUE GERAM BENEFÍCIOS AO PLANETA E UM BEM ESTAR COLETIVO SÃO AS MAIS VALORIZADAS… (in Lipor)01-12-2011

Aproxima-se o Natal! Uma época geralmente muito associada a gastos e na qual somos estimulados e influenciados a comprar, gastar e consumir, muitas vezes desmesuradamente.


Maia reforça projecto de recolha selectiva de óleos alimentares usados (in Primeira Mão)30-11-2011

Arrancou esta segunda-feira, no concelho da Maia, o projecto de recolha selectiva de Óleos Alimentares Usados (OAU). O projecto resulta de uma parceria entre a LIPOR, os municípios associados e a EGI – Gestão de Resíduos, entidade responsável pela manutenção e recolha dos oleões e pela valorização dos OAU, que serão transformados em biodiesel. As Instalações do TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia foram o local escolhido para assinalar, de forma simbólica, o início a operação.


Cada português fez 517 quilos de lixo em 2009 (notícia in Jornal Notícias)28-11-2011

Em Portugal foram recolhidos 517 quilos de resíduos urbanos por habitante em 2009, com Porto Santo e Albufeira a liderarem a lista por concelho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.


Maia vai ter mais oleões (notícia in Primeira Mão)28-11-2011

Começou hoje, na Maia, uma nova fase do projecto de recolha selectiva de Óleos Alimentares Usados. Correspondendo à lei que indica que o município da Maia deverá ter instalados 20 oleões até ao final do ano, a Maiambiente assinala que o valor já foi superado, tendo em conta a existência de 34 equipamentos, dispersos em diversos locais do concelho.


Recolha Seletiva de Óleos Alimentares Usados (OAU) arranca na Maia (in Lipor)28-11-2011

Arrancou a 28 de novembro na Maia, o projeto de recolha seletiva de óleos alimentares Usados (OAU). O TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia foi o palco escolhido para, de forma simbólica, marcar este arranque.


13 milhões de rolhas fizeram nascer 13 mil árvores em 3 anos (in Ambiente Online)25-11-2011

A recolha de mais de 13 milhões de rolhas de cortiça possibilitou a plantação de 13 mil novas árvores em Portugal.


Semana Europeia de Prevenção de Resíduos decorre até ao dia 27 de novembro (in Naturlink)21-11-2011

No passado dia 19 de novembro teve início a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR). Até ao dia 27 são realizadas diversas atividades sobre resíduos em Portugal e noutros países europeus com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta temática.


Tarifas do lixo vão premiar as famílias recicladoras (in Jornal Notícias)02-11-2011

Fixe este palavrão: PAYT, no inglês Pay-As-You-Throw. Quando Ler ou ouivir em relação aos resíduos, refere-se a um novo sistema tarifário. Quer dizer que as famílias vão passar a pagar as suas taxas do lixo em função das quantidades e dos tipos que produzem.


Taxa de reciclagem do vidro deverá ser cumprida até ao final do ano (notícia in Portal Ambiente Online)25-10-2011

Esta última campanha Reciclar é Dar e Receber já contribuiu para que recuperássemos um pouco relativamente ao vidro recolhido. Os indicadores apontam para um crescimento mais acelerado do que o verificado até agora.


Prémios Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2011 (in Portal Ambiente Online)21-10-2011

A Maiambiente – Empresa Municipal de Ambiente, entidade que não está vinculada no âmbito da ERSAR, foi a vencedora no tema “Qualidade de serviço de gestão de resíduos urbanos prestados aos utilizadores”.


Recolha selectiva na Maia premiada pela ERSAR (in Jornal de Notícias)21-10-2011

Em Agosto de 2012, deverá haver recolha selectiva de resíduos porta-a-porta em contentores específicos em todo o concelho da Maia (actualmente, existe nas três freguesias da cidade e em mil prédios colectivos, representando 45% da população).


Papel e cartão lideram números da reciclagem (in Primeira Mão)23-09-2011

No primeiro semestre deste ano, a separação de papel e cartão liderou os números da reciclagem, na área de intervenção da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de gestão, valorização e tratamento de Resíduos Urbanos, com cerca de nove mil e 500 toneladas.


Maia é um concelho de referência na defesa do ambiente (notícia in RTP)25-08-2011

Desde 2005 que o município da Maia quer ser uma referência no meio ambiente e na ecologia. No concelho a recolha seletiva de resíduos é feita porta-a-porta.


Maiambiente entrega recolha selectiva a privados (noticia in Primeira Mão)12-08-2011

A recolha selectiva de resíduos tem vindo a aumentar, nas três freguesias que compõem a cidade da Maia – Maia, Gueifães e Vermoim – mantendo a Maiambiente o objectivo de alargar o serviço porta-a-porta a todo o concelho.


SPV recolheu mais de 290 mil toneladas de resíduos de embalagens (notícia in Portal AmbienteOnline)28-07-2011

Nos primeiros seis meses do ano a Sociedade Ponto Verde (SPV) recolheu e enviou para reciclagem 290.613 toneladas de resíduos de embalagens


Maia disponibiliza 25 a 30 oleões (notícia in Primeira Mão)27-07-2011

Desde o dia 15 de Julho que há oleões nas ruas da Póvoa de Varzim, para a recolha selectiva de Óleos Alimentares Usados (OAU). É uma iniciativa da Lipor, que, até ao final do ano, quer alargar o projecto aos restantes municípios associados.


Tampinhas rendem 70 mil euros (notícia in Primeira Mão)22-07-2011

Já foram 208 as pessoas e/ou entidades a beneficiar da “Operação Tampinhas”.


Maia colabora na limpeza de Água Grande (notícia in Primeira Mao)21-06-2011

A Câmara Municipal da Maia entregou na quarta-feira, dia 15 de Junho, à Câmara Distrital de Água Grande, de São Tomé e Príncipe, um camião para recolha de resíduos sólidos. A doação, ao abrigo do protocolo de cooperação existente entre os dois municípios, surge depois de um apelo feito pelo autarca de S. Tomé, no ano passado, durante uma visita feita a Portugal. Na altura, Ekeneide Lima dos Santos apontava a limpeza urbana como sendo um dos problemas do seu território.


Maiambiente doa camião a Água Grande (notícia in Primeira Mão)13-06-2011

Já tinha sido anunciado, mas é entregue na quarta-feira, dia 15 de Junho. A Câmara Distrital de Água Grande, de S. Tomé e Príncipe, recebe na Maia um camião para recolha de resíduos sólidos. A viatura será entregue pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, e pelo director geral da Maiambiente – Empresa Municipal de Ambiente, Carlos Mendes.


Maia é o município com maior percentagem de recolha selectiva (notícia in Primeira Mão)29-04-2011

A Maiambiente registou novos recordes na recolha de resíduos durante o ano passado. Em 2010 a empresa municipal responsável pela recolha de resíduos, recolheu 62 mil 790 toneladas de resíduos, distribuídos por 46 mil 286 toneladas na recolha indiferenciada e 16 mil 503 toneladas na recolha selectiva.


Cada maiato produziu 1,23 quilos de lixo por dia no ano passado (notícia in Destak)20-04-2011

A Maiambiente recolheu, em 2010, 62 790 toneladas de resíduos, distribuídos por 46 286 toneladas na recolha indiferenciada e 16 503 toneladas na recolha selectiva.


Cada um deve pagar pelo lixo que produz (notícia in JN)13-04-2011

O tarifário de recolha de resíduos deve ir no sentido de cada um pagar pelos custos do lixo que produz, garantindo sustentabilidade à gestão e estímulo à redução de desperdícios, defende o secretário de Estado do Ambiente.


Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 201113-04-2011

Já são conhecidas as entidades gestoras candidatas aos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos 2011.


Maia com recolha selectiva de resíduos (notícia in Metro)11-04-2011

A Maia vai ter recolha selectiva de resíduos em contentores porta-a-porta em todo o concelho em Agosto de 2012, no âmbito de um projecto que prevê um tarifário que siga o princípio do poluidor-pagador.


Novo tarifário com recolha selectiva de resíduos (notícia in JN)11-04-2011

A recolha slectiva de resíduos em contentores e porta a porta, que arrancará na Maia em Agosto de 2012, seguirá o princípio do poluidor-pagador, o que vai aumentar as tarifas.


Maia com recolha selectiva de resíduos em 2012 (notícia in Diário Digital)10-04-2011

A Maia vai ter recolha seletiva de resíduos em contentores e porta a porta em todo o concelho em agosto de 2012, no âmbito de um projeto que prevê um tarifário que siga o princípio do poluidor-pagador.


Maia com recolha seletiva de resíduos e porta a porta em agosto de 2012 (notícia in Lusa)10-04-2011

A Maia vai ter recolha seletiva de resíduos em contentores e porta a porta em todo o concelho em agosto de 2012, no âmbito de um projeto que prevê um tarifário que siga o princípio do poluidor-pagador.


Maia com recolha seletiva de resíduos e porta a porta em agosto de 2012 (notícia in Visão)10-04-2011

A Maia vai ter recolha seletiva de resíduos em contentores e porta a porta em todo o concelho em agosto de 2012, no âmbito de um projeto que prevê um tarifário que siga o princípio do poluidor-pagador.


Maia vai ter recolha selectiva de resíduos porta a porta (notícia Porto24)10-04-2011

A Maia vai ter recolha selectiva de resíduos em contentores e porta a porta em todo o concelho em Agosto de 2012, no âmbito de um projecto que prevê um tarifário que siga o princípio do poluidor-pagador.


Lipor e APA reconhecidos pela prevenção de produção de resíduos (notícia in Portal Ambiente Online)06-04-2011

Dois projectos portugueses foram finalistas na segunda edição dos Troféus da Semana Europeia da Prevenção na Produção de Resíduos (EWWR), cuja cerimónia de entrega dos troféus decorreu a 28 de Março, em Bruxelas.


Valorpneu recolhe 98 mil toneladas de pneus em 2010 (notícia in Planeta Azul)28-03-2011

Do total de 98 mil toneladas de pneus que a Valorpneu recolheu em 2010, 94 373 referem-se a toneladas geradas no ano passado e 3 643 referem-se ao passivo de pneus. 18 657 toneladas foram reutilizadas (inclui-se a recauchutagem), 49 957 toneladas foram enviadas para reciclagem e o restante seguiu para valorização. “Este foi o ano em que reciclámos mais pneus, sendo que temos um nível máximo de recolha de mais de 100 por cento”, refere Climénia Silva, directora-geral da entidade gestora.


Maiambiente disponibiliza à população contentores para reciclagem de roupa11-03-2011

A Maiambiente acaba de instalar cinco contentores para a deposição de roupa e calçado, na sequência de uma parceria celebrada com a empresa Wyppitex, que ficará encarregue da recolha do material depositado.


Valorcar recebe mais de 26 mil baterias (in Portal Ambiente Online)01-03-2011

No balanço de 2010, a Valorcar recebeu um total de 26 309 toneladas de baterias de veículos usadas (BVU) através da rede de 69 centros de recolha nacionais. Este foi o primeiro ano de actividade completo da entidade gestora na recolha de BVU, depois da Agência Portuguesa do Ambiente ter atribuído à Valorcar licença como entidade de registo de produtores e importadores de baterias.


Lipor oferece material electrónico reciclado (notícia in Primeira Mão)25-12-2010

A LIPOR e os municípios associados, em parceria com a Semente, Associação de Voluntários da Lipor, promoveu, esta semana, a entrega de cabazes com equipamentos eléctricos e electrónicos recuperados.


Ambiente mais acessível (in Maia Hoje)17-12-2010

Câmara Municipal da Maia e Lipor, apresentaram o "Projecto R+"


Maia inicia projecto inovador de recolha porta-a-porta (notícia in Portal Ambiente Online)17-12-2010

A Câmara Municipal da Maia em parceria com a LIPOR e a Maiambiente lançaram um novo serviço de recolha selectiva de resíduos porta-à-porta, dirigido a pessoas com deficiência ou incapacidades várias (motora, visual, auditiva e mental).


Projecto de recolha selectiva vai a casa das pessoas com deficiência (notícia in Primeira Mão)17-12-2010

Pela primeira vez em Portugal, foi lançado um projecto de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos para pessoas com deficiência ou incapacidade.


Reciclar+ Realibitar + - Lançamento de Projecto Pioneiro na Maia 16-12-2010

Pela primeira vez em Portugal foi lançado um projecto de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos para pessoas com deficiência/incapacidade.


Câmara da Maia e Lipor apresentam Projecto R+ (notícia in Primeira Mão)13-12-2010

É o primeiro do género no país. É um projecto de recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos para pessoas com deficiência e incapacidades várias (motora, visual, auditiva e mental), que será lançado pela Câmara da Maia em parceria com a LIPOR e a empresa municipal Maiambiente.


R+: Equipamentos Amigos das Pessoas no Município da Maia13-12-2010

O projecto R+: Equipamento Amigos das Pessoas que a LIPOR impulsiona, juntamente com os parceiros envolvidos (ACAPO Norte – Delegação Norte, APA, Agência Portuguesa do Ambiente, INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, Ordem dos Arquitectos – Região Norte, Otto Multiservei, Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência (Porto), SPV – Sociedade Ponto Verde) tem como principal objectivo promover duas valências essenciais, a reciclagem e a reabilitação.


“Natal Amarelo” em duas escolas da Maia (in Primeira Mão)12-12-2010

Duas das 60 escolas do Distrito do Porto que estão inscritas no concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo”, a acção que marca o arranque da terceira fase de “Sim, é no Amarelo” – a campanha nacional de informação ambiental lançada pela Tetra Pak em Setembro de 2009, são da Maia. São elas a Escola EB 2, 3 da Maia e o Colégio Novo da Maia.


Lipor desenvolve projectos para escolas sem resíduos (notícia in Portal Ambiente Online)26-11-2010

Cerca de 45 escolas participam nos projectos de prevenção de resíduos da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, dirigidos a entidades escolares. Abrangidos estão instituições do 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico.


Câmara da Maia vai processar o Governo por prejuízos decorrentes das portagens nas ex-SCUTs (notícia in Primeira Mão)15-11-2010

A Câmara Municipal da Maia vai processar o Governo pelos danos causados nos arruamentos do município, desde que entrou em vigor a cobrança de portagens nas ex-SCUT, há precisamente um mês.


Lixo paga 25 mil euros de portagens por ano (notícia in Jornal de Notícias)15-11-2010

Os camiões que recolhem o lixo na Maia são obrigados a pagar portagem para ir depositar os resíduos na Lipor, cujas instalações até ficam no concelho. A introdução de taxas para transitar na A41 (antiga SCUT)custa, por ano, 25 mil euros à Maiambiente.


Maia vai agir contra Governo por causa das portagens nas SCUT (notícia in Jornal Notícias)15-11-2010

O presidente da Câmara da Maia anunciou a intenção de agir judicialmente contra o Governo para que o município seja ressarcido dos prejuízos causados pela introdução de portagens nas SCUT.


Scut: autarca da Maia vai agir judicialmente contra Governo (notícia in Publico)15-11-2010

O presidente da Câmara Municipal da Maia anunciou a intenção de agir judicialmente contra o Governo para que o município seja ressarcido dos prejuízos causados pela introdução de portagens nas Scut.


Água Grande procura conhecimentos e investidores para São Tomé e Princípe (in Primeira Mão)13-11-2010

A Maia recebeu esta quarta e quinta-feira, a visita do novo presidente da Câmara Distrital de Água Grande, em São Tomé e Príncipe. O município sofreu uma mudança radical política, consequência das eleições autárquicas que decorreram há pouco mais de três meses. Ekeneide Lima dos Santos, um jovem de apenas 30 anos, é quem agora assume os destinos do distrito de Água Grande, município geminado com a Maia desde Abril de 2008.


Mais um Sábado Verde na Lipor (noticia in Primeira Mão)21-10-2010

Estão a chegar ao fim os Sábados Verdes da Lipor, em 2010. Este sábado, dia 23 de Outubro, há mais um para promover a separação de resíduos sólidos urbanos.


Prémios Qualidade de Serviços em Águas e Resíduos 2010 (notícia in Portal Ambiente Online)21-10-2010

«Considero que foi uma excelente aposta porque o sistema de indicadores e o prémio têm sido um grande incentivo para que as entidades gestoras cada vez invistam mais naquilo que é o seu principal objectivo», afirmou a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, na cerimónia de entrega dos prémios “Qualidade de Serviços em Águas e Resíduos 2010.


Moradores do Empreendimento da Vessada limpam Ribeira do Arquinho (notícia in Primeira Mão)20-10-2010

Não foram muitos mas vontade não faltou a moradores do Empreendimento Habitacional da Vessada, em Milheirós, e a trabalhadores da empresa municipal Maiambiente, que juntos, durante uma manhã, trataram de limpar a Ribeira do Arquinho. A iniciativa surgiu dando continuidade ao trabalho de animação ambiental que tem vindo a realizar-se nos Empreendimentos de Habitação Social.


Acção de sensibilização ambiental remove 140 kg de resíduos da Ribeira do Arquinho (in Maia Hoje)13-10-2010

Depois da ribeira dos Amores, no dia 25 de Setembro, foi a vez da ribeira do Arquinho receber, no passado sábado, uma acção de sensibilização ambiental promovida pela Câmara Municipal da Maia, através da Espaço Municipal, no sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos empreendimentos de habitação social sob a sua gestão.


Faltam contentores em Vermoim (notícia in Primeira Mão)01-10-2010

Alargamento da recolha selectiva porta-a-porta terá em conta as limitações existentes. O alargamento da recolha selectiva porta-a-porta a todo o concelho vai avançar, “em paralelo com a análise de todos os casos particulares que venham a ser identificados, designadamente os relacionados com limitações de espaço nas habitações, mobilidade dos utentes ou acessibilidade das viaturas de recolha, tal como ocorreu aquando da implementação do mesmo projecto na área da cidade”.


Chip avisa para excesso de lixo (notícia in Jornal de Notícias)30-09-2010

Os contentores da Maia passarão a alertar os serviços de recolha quando estiverem cheios de lixo. A informação será prestada por um chip em contacto permanente com os computadores municipais. A Maiambiente investirá dois milhões de euros no sistema.


Sociedade Ponto Verde premeia estabelecimentos “apanhados” a reciclar (notícia in 22-09-2010

A acção faz parte da campanha “Apanhados no Ecoponto”, que visa contribuir para o aumento das retomas de resíduos de embalagens de vidro. Os estabelecimentos VERDORECA são o alvo principal.


Curso de Compostagem Caseira Lipor (notícia in Lipor)21-09-2010

Terá lugar na FNAC do Norteshopping, no próximo dia 29 de Setembro entre as 21h00 e as 22h30, um Curso de Compostagem Caseira, organizado pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto em colaboração com a FNAC do Norteshopping.


SPV entrega dois mil kits escolares com material reciclado (notícia in Portal Ambiente Online)20-09-2010

O projecto chama-se “Reciclar é Dar e Receber” - da Sociedade Ponto Verde (SPV) em parceria com a Entrajuda - Banco de Bens Doados - e permitiu a entrega gratuita de dois mil kits de material escolar feitos com material reciclado.


Maiambiente quer alargar recolha selectiva a todo o concelho (notícia in Primeira Mão)20-08-2010

A Maiambiente recolheu mais de 31.132 toneladas de resíduos só nos primeiros seis meses deste ano. Desse total, 7989 toneladas correspondem à recolha selectiva, que cresceu mais de três por cento. A empresa quer, nos próximos dois anos, fazer recolha selectiva porta-a-porta e "contentorização" da recolha indiferenciada em todo concelho. Serão precisos 100 mil contentores e um investimento que rondará os 3 milhões de euros.


Cada habitante produz 1,2 quilos de resíduos por dia (notícia in Maia Hoje)13-08-2010

A Maiambiente recolheu, no primeiro semestre deste ano, 31.132 toneladas de resíduos, o que significa que cada um dos 140 mil habitantes produziu cerca de 1,2 quilos de resíduos por dia. Deste total, 23.143 toneladas referem-se a recolha indiferenciada e 7.989 toneladas a recolha selectiva.


Mais de 600 pessoas nos Sábados Verdes (notícia in Primeira Mão)08-08-2010

A iniciativa Sábados Verdes, promovida pela Lipor, recebeu 635 visitantes entre 20 de Fevereiro e 17 de Julho deste ano. Um sábado por cada mês, a Lipor abre as portas do Centro de Triagem à população, que é convidada a levar, pelo menos, dois quilos de papel e cartão. Em troca, recebem um prémio. É assim desde 2009.


Cada habitante produziu 1,2 quilos de resíduos (notícia in Jornal de Notícias)07-08-2010

A empresa municipal de Ambiente da Maia anunciou que recolheu, no primeiro semestre deste ano, 31 132 toneladas de resíduos, o que significa que cada um dos 140 mil habitantes do concelho produziu cerca de 1,2 quilos de resíduos por dia.


Cada habitante produz 1,2 quilos de resíduos por dia (notícia in Destak)06-08-2010

A empresa municipal de Ambiente da Maia anunciou hoje que recolheu, no primeiro semestre deste ano, 31.132 toneladas de resíduos, o que significa que cada um dos 140 mil habitantes produziu cerca de 1,2 quilos de resíduos por dia.


Lipor continua no caminho da sustentabilidade (notícia in Primeira Mão)04-08-2010

Já está disponível para consulta on-line os relatórios de sustentabilidade e de contas da Lipor para o ano de 2009. No documento, a empresa assume o papel preponderante da organização na promoção da sustentabilidade, através de uma gestão sustentável de resíduos.


LIPOR aumenta lucros em 180 por cento (notícia in Portal Ambiente Online)29-07-2010

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto divulgou em simultâneo e apenas em suporte informático o relatório e contas e o relatório de sustentabilidade referentes ao ano de 2009.


Ecopontos para todos (notícia in Primeira Mão)13-07-2010

A LIPOR, em Baguim do Monte, foi palco da assinatura de um protocolo que vai trazer às ruas ecopontos diferentes dos habituais. É uma iniciativa inédita em todo o país. Estes novos equipamentos vão destinar-se a pessoas com deficiência ou incapacidade física. Depois da assinatura deste protocolo, vai ser possível facilitar a participação numa cidadania plena às pessoas com deficiência ou incapacidade, de acordo com a Lipor.


Feriado Municipal - 2ª-feira, 12 de Julho de 2010 - Recolha de RSU09-07-2010

Atendendo ao feriado municipal da Maia, celebrado a 12 de Julho de 2010, a Maiambiente EEM informa que os serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerão algumas alterações.


MAIACT 2010 - Todas as Informações (notícia in Portal Juventude C.M. Maia)03-07-2010

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Juventude, leva a efeito, pelo terceiro ano consecutivo, o MAIACT2010 – Festival da Juventude, a ter lugar de 17 a 25 de Julho, em zonas urbanas de grande centralidade e acessibilidade na cidade da Maia: Parque Central, Auditório Municipal Venepor e Complexo Municipal de Ténis.


Tentativa de burla em nome da Lipor (notícia in Primeira Mão)30-06-2010

A Lipor alerta para uma tentativa de burla ou publicidade enganosa. Em comunicado, o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto diz que a população está a ser contactada por desconhecidos que dizem trabalhar para a Lipor a efectuarem um Inquérito sobre Ambiente e Reciclagem.


Nova entidade gestora de resíduos apresentada ao Governo (notícia in Portal Ambiente Online)28-06-2010

Chama-se NOVO.VERDE e pretende ser um sistema complementar ao que existe actualmente na gestão de resíduos de embalagens em Portugal.


Lipor prepara Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (Lipor) (notícia in Primeira Mão)27-06-2010

A Lipor acolheu na quinta e sexta-feira da semana passada um seminário de formação para a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, marcada para Novembro. Durante dois dias, com o objectivo de promover boas práticas entre os parceiros, partilharam-se experiências entre entidades organizadoras e apresentaram-se possíveis projectos a desenvolver.


Entrega de galardão ECOXXI 2009/10 (notícia in Maia Hoje)11-06-2010

A entrega do galardão foi realizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o intuito de distinguir os municípios com mais práticas sustentáveis, fundamentando a qualidade ambiental e as práticas de educação à sustentabilidade.


Estão abertas as inscrições para as Férias Ambientais de Verão na Quinta Gruta (notícia in Portal do Pelouro da Juventude da Maia)11-06-2010

Estão abertas as inscrições para as Férias Ambientais de Verão dinamizadas pelo Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta. As Férias Ambientais de Verão decorrerão durante 2 semanas (de 26 a 30/07 e de 02 a 06/08), sendo possível a participação apenas durante uma semana ou nas duas semanas.


Limpar a Maia – 05 de Junho de 201001-06-2010

A Maiambiente, EEM está a organizar mais uma intervenção de limpeza massiva no concelho da Maia. Esta iniciativa pretende dar continuidade à remoção de deposições clandestinas em locais identificados pelo “Projecto Limpar Portugal”, mas que devido ao mau tempo não foi possível concluir no dia L (20/03/2010).


LIPOR entrega o resultado da 5ª Fase da Operação Tampinhas (notícia in Lipor) 26-05-2010

A LIPOR promoveu hoje, dia 26 de Maio, o Evento de entrega dos Donativos resultantes da 5ª fase da Operação Tampinhas.


Compostagem Caseira. Dê Vida a Esta Ideia.24-05-2010

Se tem jardim e vive no Concelho da Maia, inscreva-se no Terra-à-Terra - Projecto de Compostagem Caseira. Nós oferecemos o compostor.


SPV coopera com Rio de Janeiro (notícia in Portal Ambiente Online) 20-05-2010

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Secretaria de Estado do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) assinaram, esta semana, um protocolo de cooperação técnica.


Seminário - “Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos com Sacos Biodegradáveis” (notícia in Lipor)18-05-2010

A LIPOR está a organizar um Seminário sobre a temática “Recolha Selectiva de Resíduos Orgânicos com Sacos Biodegradáveis”.


Valorcar recolhe 5 800 toneladas de baterias (notícia in Portal Ambiente Online)17-05-2010

Os centros da rede Valorcar recolheram e enviaram para reciclagem um total de 5 800 toneladas de baterias de veículos usadas (BVU), no primeiro trimestre de 2010, de acordo com informação avançada por aquela entidade ao AmbienteOnline.


Ecopilhas recolhe 20 milhões de pilhas e baterias em 2009 (notícia in Diário Digital)10-05-2010

A Ecopilhas recolheu em 2009 cerca de 20 milhões de unidades de pilhas e baterias usadas. Do total, quatro milhões foram recolhidos no âmbito do «I Peditório Nacional de Pilhas e Baterias Usadas».


Maia conquistou pelo quarto ano consecutivo a Bandeira Verde ECO XXI (notícia in Primeira Mão)10-05-2010

A Câmara Municipal da Maia conquistou pelo quarto ano consecutivo a Bandeira Verde ECO XXI pelas boas práticas ambientais.


Rolhas de cortiça recicladas chegam às 20 toneladas (notícia in ABC do Ambiente)06-05-2010

No âmbito do programa Green Cork, promovido pela Quercus, ao longo do ano de 2009 foram recicladas 20 toneladas de rolhas de cortiça. Para 2010 está previsto o aumento de pontos de recolha, um pouco por todo o país.


Reciclagem: Portugal cumpre pela 2ª vez meta dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (notícia in Naturlink)28-04-2010

Tal como em 2008 cada português encaminhou para reciclagem mais de 4kg de REEE. Por outro lado, registou-se em 2009 um aumento do número de entidades a declarar os produtos colocados no mercado, como é obrigatório por lei.


Menos Resíduos, Menos Carbono! (notícia in Maia Hoje)27-04-2010

No âmbito do Seminário “Pós Copenhaga: O que nos espera? O que temos de fazer?”, a LIPOR apresentou, no passado dia 13 de Abril, a designada Estratégia 2M - menos Resíduos, menos Carbono, de forma a reforçar o seu compromisso e dos seus respectivos Municípios, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde com o desenvolvimento sustentável, o que significa a plena integração da questão das alterações climáticas, na sua actividade.


Recolha selectiva ganha terreno à triagem em alta (notícia in Portal Ambiente Online)26-04-2010

A poucos dias do 4º Fórum de Resíduos, o AmbienteOnline antecipa um dos temas que estará em destaque na iniciativa, que se realiza nos dias 28 e 29 de Abril, no Hotel Tivoli Oriente (Tejo), Lisboa. O debate entre recolha selectiva e triagem em alta volta a estar na linha da frente no evento do jornal Água&Ambiente.


Europa ajuda Portugal e Espanha a gerir resíduos de embalagens (notícia in Portal Ambiente Online)23-04-2010

O projecto “FENIX - Giving Packaging a New Life” arrancou, esta semana, durante um encontro de especialistas europeus em gestão de resíduos de embalagens e Análise de Ciclo de Vida (ACV), que decorreu em Barcelona.


Fim-de-Semana: Lipor abre as portas do centro de triagem (notícia in Portal Ambiente Online)23-04-2010

O próximo sábado, 24 de Abril, é dia de ver de perto o percurso dos resíduos, desde o ecoponto até ao seu processamento.


Projecto Europeu para a criação de sistemas sustentáveis de gestão resíduos de embalagens já arrancou (notícia in Naturlink)23-04-2010

O “FENIX – Giving packaging a new life” é um projecto LIFE+ que tem como objectivo o desenvolvimento de um software que permita a criação de modelos sustentáveis de gestão de resíduos de embalagens com base nas características dos contextos em que serão implementados.


Lipor apresenta Estratégia 2M (notícia in Primeira Mão)14-04-2010

A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto compromete-se a reduzir as emissões de CO2 em 20 por cento, até 2020. Mas já para os 12 por cento, em 2012.


Portugueses apostam num consumo ecologicamente responsável (notícia in Maia Hoje)07-04-2010

Neste momento a consciência ecológica do consumidor encontra-se inegavelmente em profunda mutação. Hoje o consumo verde começa a fazer-se notar nos novos modelos de comportamento adoptados pelos consumidores. Já não se trata apenas uma declaração de boas intenções, mas uma opção inteligente de fazer face a uma crise anunciada.


Resíduos: faltam ecocentros e ecopontos (notícia in Deco Proteste)30-03-2010

Cidadãos estão satisfeitos com ecopontos mais próximos. Mas criticam a recolha de óleos usados e a falta de ecocentros, conclui o estudo da DECO PROTESTE sobre resíduos urbanos em 69 concelhos.


A Catequese e o Ambiente (in Primeira Mão)29-03-2010

A “Acção sobre a Prevenção de Resíduos na Catequese, Paróquia de Águas Santas, Maia, Portugal” foi o projecto vencedor na categoria “Outros”, na noite de entrega dos troféus da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009, que teve lugar no dia 15 de Março, em Bruxelas.


Hora do Planeta: «Apagão» simbólico com adesão recorde (notícia in Diário Digital)28-03-2010

Luzes em todo mundo foram sábado desligadas às 20:30 (hora de Lisboa) num gesto simbólico em defesa do planeta e numa iniciativa que registou um recorde de adesão em Portugal e no resto do globo.


Hora do Planeta com adesão recorde em Lisboa e resto do mundo (notícia in Diário Digital)27-03-2010

Luzes em todo mundo foram hoje desligadas às 20:30 (hora de Lisboa) num gesto simbólico em defesa do planeta e numa iniciativa que registou um recorde de adesão em Portugal e no resto do globo.


Voluntários deixaram a Maia mais limpa (notícia in Primeira Mão)27-03-2010

A chuva não era convidativa, mas a maioria não esmoreceu e no passado sábado acordou com uma missão: Ajudar a Limpar Portugal. Neste caso, ajudar a limpar a Maia. Estavam cerca de 650 os voluntários inscritos no grupo da Maia para colaborar no dia L, no entanto, o tempo acabou por afastar alguns.


“Limpar Portugal” com pouco êxito na Maia (in Maia Hoje)26-03-2010

No sábado passado o concelho da Maia participou no projecto «Limpar Portugal». A ideia “Limpar Portugal” surgiu de uma experiência com um grande êxito na Estónia, a acção percorreu todo o mundo através da internet. Em Portugal, esta iniciativa fez com que um grupo de amigos decidisse pôr «Mãos à obra» lutando por um objectivo «Vamos limpar a floresta num só dia». Com esta acção pretendia-se, assim, limpar as lixeiras existentes no espaço florestal de Portugal, colocando em prática alguns dos procedimentos e avaliando a operacionalidade do Dia L.


Plantar para dar o exemplo (notícia in Maia Hoje)26-03-2010

Despertar e sensibilizar a sociedade portuguesa é uma dos grandes objectivos da acção. No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, a Acção «Plante Uma Árvore» já conta com a participação de 100 municípios e pretende plantar ainda dez mil árvores.


Educação ambiental nas escolas é limitada (notícia in ABC do Ambiente)23-03-2010

Num inquérito realizado em 15 mil escolas e 2300 organizações não-escolares, concluiu-se que, nas escolas portuguesas, a educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável é limitada e demasiado infantil.


Voluntários recolheram 70 mil toneladas de lixo (notícia in ABC do Ambiente)23-03-2010

Um pouco por todo o país, foram mais de 100 mil os voluntários que ajudaram a “Limpar Portugal”. A iniciativa permitiu recolher mais de 70 mil toneladas de lixo.


Balanço do “Projecto Limpar Portugal” é positivo (notícia in Naturlink)22-03-2010

A chuva não esmoreceu o ânimo de 100 mil voluntários que se reuniram no sábado um pouco por todo o país para recolher 70 mil toneladas de lixo abandonado sobretudo em zonas florestais.


Portugueses ajudam a limpar Portugal (notícia in Portal Ambiente Online)22-03-2010

Mais de 100 mil voluntários aderiram à operação "Limpar Portugal” e recolheram mais de 50 mil toneladas de lixo das florestas nacionais. Esta mega operação de limpeza contemplou mais de 11 100 locais.


Limpar Portugal – Amanhã mais de 100 mil portugueses limpam o país (notícia in Naturlink)19-03-2010

Depois de 8 meses de preparação, amanhã, dia 20 de Março de 2010, chega o grande dia da mobilização. A acção expandiu-se para além dos espaços florestais que inicialmente se previa e mais de 100 mil voluntários vão Limpar Portugal.


Maia adere à acção - Plante uma Árvore (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão"19-03-2010

A Acção - Plante Uma Árvore surge de uma parceria entre A Representação em Portugal da Comissão Europeia (Rep CE), da Autoridade Florestal Nacional (AFN) e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que convidaram a Câmara Municipal da Maia a aderir a esta iniciativa.


Sociedade Ponto Verde apoiará Limpar Portugal amanhã (notícia in Diário Digital)19-03-2010

O projecto «Limpar Portugal», que este sábado terá uma acção à escala nacional, vai contar com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), recebendo 16 mil sacos para separação dos resíduos recolhidos no âmbito da campanha.


Alto Alentejo vai reciclar mais do dobro de Lisboa e Porto (in ABC do Ambiente)18-03-2010

Uma tecnologia inovadora que vai permitir reciclar mais de 50 por cento dos resíduos é a grande aposta do sistema de tratamento de resíduos urbanos da Valnor, situada em Portalegre.


Tratolixo anuncia investimento de 65 milhões de euros (notícia in Diário Digital)17-03-2010

A Tratolixo, empresa intermunicipal responsável pela gestão e tratamento dos resíduos sólidos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, anunciou hoje um investimento de 65 milhões de euros, no âmbito do Plano Diretor do Ecoparque de Trajouce.


Campanha da Comissão Europeia planta 10 mil árvores (notícia in ABC do Ambiente)16-03-2010

De 15 a 21 de Março, decorre uma campanha da Comissão Europeia que pretende plantar 10 mil árvores nesse período. Levar à multiplicação da iniciativa, através de acções de sensibilização, é o grande objectivo.


Plásticos biodegradáveis podem ter efeitos negativos (notícia in ABC do Ambiente)16-03-2010

Um estudo financiado pelo governo britânico concluiu que os sacos plásticos biodegradáveis podem não ser amigos do ambiente, uma vez que se degradam mais lentamente do que aquilo que se pensava.


Município da Maia adere à Acção “Plante Uma Árvore” (notícia in Câmara Municipal da Maia)15-03-2010

Entre os dias 15 e 21 de Março, em diferentes locais do Município da Maia, irão desenvolver-se um conjunto de iniciativas já programadas no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Árvore e às quais agora se associa também a Acção “Plante Uma Árvore” - Ano Internacional da Biodiversidade 2010.


"Projecto Limpar Portugal” já reúne mais de 40 000 voluntários para o Dia L (in Naturlink)11-03-2010

Nos últimos preparativos para a grande acção de limpeza os coordenadores do projecto reuniram com a Secretaria de Estado do Ambiente. No próximo dia 20 mais de 300 grupos organizados de voluntários “riscarão do mapa” mais de 11 100 lixeiras a nível nacional.


Folgosa “preferida pelos assassinos do ambiente” (notícia in Primeira Mão)11-03-2010

É certo que não se conseguiu limpar toda a lixeira, mas o teste foi útil para melhor preparar o Dia L (20 de Março). Da limpeza-piloto de uma lixeira na Rua da Serra, em Folgosa, promovida no passado sábado pelo grupo da Maia do Projecto Limpar Portugal (PLP) saíram diversas sugestões para limpar as restantes referenciadas no concelho. Por exemplo, saber distinguir os resíduos, nomeadamente os que podem ser reciclados, e usar o mínimo de sacos plásticos possível.


Mais de 40 mil limpam lixeiras a 20 de Março (notícia in Portal Ambiente Online)11-03-2010

Já há mais de 40 mil voluntários inscritos no projecto Limpar Portugal, um movimento cívico que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, para desenvolver uma grande acção de limpeza de 11 100 lixeiras ilegais detectadas.


Materiais reciclados aumentam 7% (notícia in Maia Hoje)11-03-2010

No ano 2009, registou-se um aumento da quantidade de materiais separados e colocados para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Selectiva porta-a-porta.


Ecopilhas estende recolha às pilhas e baterias industriais (notícia in Portal Ambiente Online)10-03-2010

A Ecopilhas estendeu a sua licença às pilhas e baterias industriais, seis anos depois de ter iniciado a gestão de um sistema de recolha de pilhas e baterias portáteis.


Licença da Ecopilhas alargada aos resíduos de pilhas e baterias industriais (notícia in Naturlink)10-03-2010

Foi recentemente alargada a licença de actuação da Ecopilhas, responsável desde 2004 pela recolha e valorização dos resíduos de pilhas e acumuladores produzidos a nível doméstico. A partir de agora a entidade está também habilitada para recolher e gerir os resíduos de pilhas e baterias industriais.


Limpar Portugal: Mais de 10.000 pontos limpeza identificados (notícia in Diário Digital)10-03-2010

A iniciativa «Limpar Portugal», inicialmente destinada à limpeza de florestas mas entretanto estendida a zonas urbanas, já permitiu identificar mais de 10 000 áreas com lixo, tendo o número de inscritos ultrapassado os 60 000.


Na Lipor, prémios e metas marcam um arranque de 2010 ambicioso (notícia in Planetazul)08-03-2010

“A actual política de gestão de resíduos da União Europeia baseia-se na aplicação da designada hierarquia de gestão de resíduos”, lê-se na introdução do relatório do Grupo de Prevenção da Lipor, referente a 2009, a que o Planetazul teve acesso. O lema da Lipor parece ser “antes prevenir que remediar” e a aposta da empresa centra-se agora nas estratégias para reduzir o lixo que chega à central.


Alunos da Maia “decoraram” viaturas da Maiambiente (in Primeira Mão)05-03-2010

A partir de agora, três viaturas da empresa municipal Maiambiente vão passar a circular pelas ruas devidamente decoradas com desenhos de alunos de escolas do concelho. Foi o resultado do Concurso “Maia, tu e o ambiente”, uma parceira da empresa e da Associação Maiainova, cuja entrega de prémios decorreu esta terça-feira, nas instalações da empresa.


Lipor reforça separação multimaterial (notícia in Primeira Mão)05-03-2010

Os maiatos também contribuíram para o aumento da quantidade de materiais separados e enviados para reciclagem na área de intervenção da Lipor. No ano passado, a subida foi de sete por cento (%), revelou na quarta-feira o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.


Limpeza-piloto no sábado (notícia in Primeira Mão)04-03-2010

Se as condições climatéricas o permitirem, é já este sábado a limpeza-piloto de uma lixeira de Folgosa, no âmbito do grupo concelhi0 do Projecto Limpar Portugal (PLP). Esteve prevista para o passado sábado, mas o alerta vermelho accionado em todo o território continental ditou o adiamento da acção para o dia 6 de Março.


Lipor vence Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (notícia in Primeira Mão)04-03-2010

A LIPOR foi distinguida na categoria Gestão, com o Prémio European Business Awards for the Environment – Prémio de Inovação para a Sustentabilidade.


Maiambiente assume objectivo “ambicioso” (notícia in Primeira Mão)04-03-2010

Já tem aumentado, ano após ano, mas a Maiambiente quer mais. Para este ano, o objectivo da Empresa Municipal de Ambiente da Maia passa por “aumentar consideravelmente o envio de resíduos para valorização por reciclagem e compostagem”.


Maia, Tu e o Ambiente (notícia in Maia Hoje)01-03-2010

“Gestão de resíduos e futuro sustentável” é o tema do concurso Com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa maiata para a importância das boas práticas na Gestão de Resíduos domésticos, promovendo simultaneamente o civismo e a consciência ambiental dos intervenientes, a Associação Maiainova em parceria com a Maiambiente, tomou a iniciativa de desafiar os alunos das escolas do concelho a apresentarem propostas para a decoração dos camiões de recolha de resíduos.


Plastval defende alterações ao Sistema Integrado de Gestão de Resíduos e Embalagens (notícia in Portal Ambiente Online)26-02-2010

Falta de diálogo e decisões precipitadas estão na origem das críticas de recicladores, empresários e ambientalistas.


PLP faz limpeza-piloto na Maia (notícia in Primeira Mão)26-02-2010

Amanhã é dia de limpeza-piloto, na Maia. O grupo concelhio do Projecto Limpar Portugal (PLP) escolheu uma lixeira na freguesia de Folgosa para testar procedimentos e meios. O objectivo é garantir que tudo corra da melhor forma no Dia L: 20 de Março.


Alunos decoram viaturas da Maiambiente (noticia in Primeira Mão)25-02-2010

São entregues na terça-feira os prémios do concurso “Maia Tu e o Ambiente”. Promovido, em parceria, pela MAIAINOVA – Associação para a Inovação, Desenvolvimento e para a Promoção de Eficiência Energética e Valorização dos Recursos Energéticos e Ambientais do Concelho da Maia e pela Maiambiente – Empresa Municipal de Ambiente, E.M., reuniu 189 trabalhos, distribuídos por três categorias. Em cada uma delas foram premiados três alunos / turmas, conforme se tratem de trabalhos individuais ou em grupo.


Câmara Municipal da Maia adere ao Projecto Limpar Portugal (notícia in Portal do Ambiente e Cidadão da Maia)23-02-2010

O protocolo de Cooperação entre o Município da Maia e o Projecto Limpar Portugal foi assinado em Fevereiro de 2010, e prevê a colaboração do Município bem como das Juntas de Freguesias da Maia e da Maiambiente em diversas áreas de actuação.


ONU alerta para perigos da expansão de resíduos electrónicos (notícia in ABC do Ambiente)23-02-2010

Os países que registaram um maior aumento das quantidades de resíduos electrónicos, como telemóveis e computadores, vão sofrer graves problemas sanitários e ambientais, alerta a ONU.


Lixo à porta de casa (notícia in SOL)19-02-2010

Com a recolha porta-a-porta prevê-se um aumento de 500% na separação do plástico e metal


LIPOR DIVULGA PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2009/2011 (notícia in Lipor)12-02-2010

No dia 11 de Fevereiro de 2010, a Lipor apresentou o Plano de Educação Ambiental 2009/2011.


Aterro de Sermonde esgotado no fim de 2012 (notícia in JN)11-02-2010

Suldouro recebe 500 toneladas diárias de lixo dos concelhos de Gaia e Feira


EGF cresce 10 por cento na retoma de embalagens (notícia in Portal Ambiente Online)11-02-2010

Um crescimento de 10 por cento nas retomas dos materiais de embalagem encaminhados para reciclagem é o balanço final da EGF, em 2009.


PLP entrou na “fase crucial” (notícia in Primeira Mão)11-02-2010

Quando falta pouco mais de um mês para o Dia L (20 de Março), “chegou a hora de todos ajudarem, de todos deitarem Mãos à Obra”. O alerta foi lançado esta semana pela coordenação nacional do Projecto Limpar Portugal (PLP).


Um quarto do lixo vai para reciclagem (in Maia Hoje)11-02-2010

Maiambiente divulga resultados da recolha de resíduos em 2009


Um quarto do lixo produzido vai para reciclagem (notícia in Jornal de Notícias)05-02-2010

Cada maiato produziu cerca de 1,25 quilos de resíduos urbanos por dia, em média, o que dá cerca de 450 quilos de lixo/ano por cada um dos 135 mil habitantes.


Cada maiato produz 1,25kg de resíduos (notícia in Destak)04-02-2010

A Maiambiente recolheu, em 2009, 61 553 toneladas de resíduos, que se distribuíram por 46 143 toneladas na recolha indiferenciada e 15 409 toneladas na recolha selectiva.


Desenvolvida forma “amiga do ambiente” de decompor plásticos (notícia in Naturlink)04-02-2010

Cientistas indianos descobriram que pré-tratando os policarbonatos com radiação ultravioleta e calor se consegue que a exposição a uma combinação de fungos cause a sua decomposição sem a libertação de BPA, um composto com efeitos negativos na saúde.


Maiatos produzem 1,25 kg de lixo/dia (notícia in Metro Porto)04-02-2010

Cada um dos 135.000 habitantes do concelho deMaia produziu, em 2009, cerca de 450 quilos de resíduos urbanos, o equivalente a 1,25 quilos de lixo por dia.


Comissão europeia quer criar “polícia ambiental” (notícia in ABC do Ambiente)03-02-2010

A comissão europeia pondera a criação de uma “força comunitária de inspecção ambiental”. A recomendação surge com base num estudo publicado que revela um incumprimento de alguns estados membros no que diz respeito á adopção de medidas que garantam o bem-estar dos cidadãos e a protecção do ambiente.


“Muitas câmaras” aliadas ao PLP (in Primeira Mão)29-01-2010

Entre os membros do grupo da Maia do Projecto Limpar Portugal (PLP) que participaram na incursão de sábado estavam os elementos que compõem o elenco coordenativo, outros voluntários e ainda Marco Ascensão. Falamos do primeiro coordenador concelhio do movimento, mas também membro da coordenação nacional do projecto, neste fim-de-semana representada em Tallinn, na Estónia, durante a conferência “Let’s Do It World!”.


Poucos, mas eficientes (notícia in Primeira Mão)29-01-2010

Praticamente o mesmo número de viaturas e de elementos foi o que participou na incursão na parte da manhã. Uns regressaram à tarde, outros não o puderam fazer, mas apareceram novos membros. Em termos globais, a participação “ficou muito abaixo das expectativas”, lamentou o coordenador, mas reconhecendo que “ficou um bom trabalho feito” e “as pessoas divertiram-se com o que estiveram a fazer”. Além disso, “foram eficientes”.


600 MIL TONELADAS ENVIADAS PARA RECICLAR (in SPV)28-01-2010

A reciclagem de resíduos de embalagens continua a crescer. Em 2009, a Sociedade Ponto Verde registou um crescimento de 12% no volume de embalagens usadas retomadas e encaminhadas para reciclagem.


Ministério do Ambiente encerra 41 sucatas (notícia in ABC do Ambiente)28-01-2010

A “Operação Resíduos”, lançada em Dezembro de 2009 pelo Ministério do Ambiente, apresenta agora os seus resultados. A Inspecção-Geral do Ambiente e do Ordenamento do Território, encerra 41 sucatas, por serem depósitos ilegais de carros velhos e três empresas de resíduos viram a sua actividade suspensa, por terem sido detectadas irregularidades graves.


PLP referencia quase 70 lixeiras na Maia (notícia in Primeira Mão)28-01-2010

Sábado, dia 23 Janeiro, 14h00. Um início de tarde solarengo e de muito movimento no parque de estacionamento do Jumbo da Maia. Mas entre as muitas viaturas ali aparcadas, algumas destacavam-se no cenário.


Reciclagem de resíduos de embalagens aumentou 12 por cento em 2009 (notícia in Portal Ambiente Online)28-01-2010

Durante o ano de 2009, a Sociedade Ponto Verde (SPV) assegurou a retoma de 600 mil toneladas de resíduos de embalagens, representando um aumento de 12 por cento relativamente a 2008.


Sociedade Ponto Verde: Reciclagem de embalagens cresceu mais de 12% em 2009 (notícia in Naturlink)28-01-2010

A Sociedade Ponto Verde foi responsável pela retoma de 600 mil toneladas de resíduos de embalagens no ano passado, representando 53% dos materiais de embalagens colocados no mercado pelos embaladores seus aderentes, aproximando-se assim dos 55% que são o seu objectivo e o de Portugal para 2011.


SPV encaminhou mais de 600 mil t para reciclagem em 2009 (notícia in Diário Digital)28-01-2010

A Sociedade Ponto Verde (SPV) encaminhou para reciclagem, em 2009, mais de 600 mil toneladas de resíduos de embalagens, o que representa um aumento de volume na ordem dos 12%, informa a instituição.


Tratolixo apresenta combustível derivado de resíduos (notícia Portal Ambiente Online)27-01-2010

A Tratolixo está a desenvolver um projecto pioneiro a nível nacional, que consiste na produção e comercialização de um novo tipo de combustível a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU). Com o nome técnico de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR) Premium, este combustível possui, segundo a empresa, uma dupla vantagem: o facto de substituir produtos derivados do petróleo e diminuir a factura ambiental.


Maiambiente com veículos menos poluentes (notícia in Maia Hoje)25-01-2010

Viaturas são as primeiras em Portugal a operar no sector As sete novas viaturas pesadas cumprem as exigências legais da norma europeia EURO5, o que vai permitir «uma redução da emissão de poluentes em cerca de 80 por cento em relação às partículas e 30 por cento aos óxidos de azoto».


Incursão às lixeiras da Maia (notícia in Primeira Mão)22-01-2010

É só escolher entre as 9h00 e as 14h00. São os dois horários disponíveis para a incursão às lixeiras da Maia. Trata-se de mais uma etapa do Projecto Limpar Portugal (PLP), que visa limpar as florestas portuguesas no dia 20 de Março. À semelhança da experiência da Estónia que correu o Mundo através da Internet.


Câmara Municipal da Maia aprova os resultados do primeiro Workshop Participativo Pensar a Maia - no âmbito do Processo MAIA21 (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia)21-01-2010

No passado dia 17 de Dezembro foram aprovados pelo Executivo Municipal, os resultados da participação pública apurados no Primeiro Workshop Participativo sob o mote Pensar a Maia, realizado no âmbito da implementação do processo maia21, e que contou com a presença e com os contributos de mais de 90 participantes.


Quinta da Gruta promove cursos sobre Plantas Aromáticas e Medicinais (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia)18-01-2010

A Quinta da Gruta, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver na área Ambiental, promove a concretização dos Cursos de Multiplicação de Plantas e Plantas Aromáticas e Medicinais a decorrer nos dias 05 de Fevereiro e 05 de Março respectivamente, no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta.


Melhor(ar) na Maia quer sensibilizar a população para redução da emissão de poluentes (notícia in Primeira Mão)17-01-2010

São nove as medidas que a Câmara Municipal da Maia vai lançar no terreno, para melhorar a qualidade do ar.


Maiambiente com viaturas com baixa emissão de poluentes (notícia in Primeira Mão)15-01-2010

A Maiambiente apresentou, na sexta-feira da semana passada, sete novas viaturas para os serviços de limpeza pública, recolha de ecopontos e recolha de contentores semi-enterrados no município da Maia.


PLP procura lixeiras na Maia (notícia in Primeira Mao)14-01-2010

Está a aproximar-se “uma das tarefas mais activas” do Projecto Limpar Portugal (PLP) na Maia. Falamos da incursão às lixeiras a limpar no Dia L, o dia 20 de Março de 2010. Neste caso, não apenas na Maia mas em toda a floresta portuguesa.


ANREEE licenciada para registo de produtores de pilhas (notícia in Ambiente Online)12-01-2010

À semelhança do que já acontecia na gestão de produtores de equipamentos eléctricos e electrónicos, a ANREEE passa a assegurar o registo de pilhas e acumuladores à entrada do mercado.


Câmara da Maia lança Campanha de Informação e Sensibilização sobre a Qualidade do Ar (notícia in Primeira Mão)11-01-2010

A Câmara Municipal da Maia vai avançar com uma campanha de informação e sensibilização sobre a qualidade do ar no Município, co-financiada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional.


Projecto “Limpar Portugal” já identificou mais de 1500 pontos de limpeza (notícia in Ambiente Online)11-01-2010

No âmbito do projecto, está prevista a limpeza de toda a floresta portuguesa no próximo dia 20 de Março.


APA analisa licenciamentos para gestão e registo de pilhas (notícia in Ambiente Online)06-01-2010

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recepcionou, até ao momento, seis cadernos de encargos para instrução de processos relativos à constituição de potenciais sistemas de gestão de resíduos de pilhas e acumuladores e três cadernos de encargos para instrução de processos relacionados com a actividade de registo de produtores.


INFORMAÇÃO RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DIAS 31 DE DEZEMBRO (NOITE) E 1 DE JANEIRO (MANHÃ)23-12-2009

Informam-se todos os munícipes que nos dias 31 (Quinta-feira), à noite, e 1 (Sexta-feira), de manhã, não haverá recolha de resíduos sólidos urbanos.


ERP Portugal vai estar no Porto com Mega Árvore de Natal a promover Reciclagem de REEE (notícia ERP Portugal)16-12-2009

A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, que integra a European Recycling Platform, na esteira da sua estratégia de sensibilização e promoção da recolha e reciclagem de REEE, escolheu este ano a cidade do Porto como destino da sua acção “Neste Natal dê um Presente ao Ambiente”.


EGSRA assina protocolo de colaboração para diminuir resíduos (notícia in Portal Ambiente Online)10-12-2009

A associação compromete-se a desenvolver acções que contribuam para a execução do mesmo e articular e promover sinergias entre os diversos intervenientes.


Maiambiente comemorou Semana Europeia da Redução de Resíduos (notícia in Maia Hoje)10-12-2009

«O objectivo é fazer o ponto de situação das empresas ligadas ao sector, partilhando experiências que tenham vivido, identificando vantagens e inconvenientes, motivos de sucesso ou de fraqueza que foram implementados, e passar essa informação a outras câmaras e empresas».


Recolha de resíduos "mais justa" (notícia in Primeira Mão)06-12-2009

"Pay as you throw". O conceito introduz o conceito de poluidor-pagador. Significa que cada produtor de resíduos paga o serviço que necessita, com penalizações a quem polui mais e separa menos.


Primeiro Peditório Nacional de Pilhas e Baterias Usadas já começou (notícia in Naturlink)02-12-2009

A Ecopilhas, em colaboração com o Instituto Português da Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis lançou uma campanha que pretende recolher pilhas e baterias usadas em benefício do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.


Retria já recebeu 113 mil toneladas de RCD (notícia in Ambiente Online)30-11-2009

A quantidade recebida ficou aquém do previsto, dado que as instalações da empresa estão dimensionadas para 300 mil toneladas anuais.


Campanha sensibilização da Lipor para a reciclagem passou na Maia (notícia in Primeira Mão)29-11-2009

“Sabem separar o lixo? Sim. Sabem as cores do ecoponto” Sim! O que se coloca no amarelo? Plástico e metal. E no Azul? Papel e cartão e jornais E no verde? O vidro. E no pequenino? As pilhas”. Estava assim dada a explicação inicial a uma das turmas da escola EB1/JI do Castelo da Maia que, na sexta-feira de manhã, visitou o camião Road-Show da Lipor, no âmbito da campanha de comunicação e sensibilização para a separação de resíduos para reciclagem.


Câmara formalizou protocolo com Maiambiente (notícia in Maia Hoje)27-11-2009

Foi para dar resposta a uma das directrizes do seu programa eleitoral - «ajudar os mais desfavorecidos» - que o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, firmou, no passado dia 24 de Novembro, um protocolo com a Maiambiente, destinado a facilitar os hábitos quotidianos dos mais pobres.


Do velho se faz o novo (notícia in Primeira Mão)27-11-2009

A Câmara Municipal da Maia assinou, na passada terça-feira, um protocolo com a Maiambiente, no âmbito do projecto MovEr – Móveis e Electrodomésticos Recuperados. A acção promovida pelas duas entidades está inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. O documento, assinado na sala D. Pedro IV dos Paços do Concelho, começou a funcionar "na hora" e já estão a ser distribuídos os electrodomésticos por aqueles que mais precisam.


Utilização do ecoponto fez eco na Maia (notícia in Maia Hoje)27-11-2009

«Faça a separação. Traga o ambiente no coração». Este lema começou a fazer eco pelos municípios associados à LIPOR, tendo chegado nos dias 19, 20 e 21 de Novembro à Maia. Trata-se de uma campanha de comunicação e sensibilização das populações para a separação de resíduos para reciclagem. Com esta iniciativa, desenvolvida pela LIPOR e pelos seus municípios associados (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), pretende-se incentivar as populações a aderirem a uma maior utilização dos ecopontos.


Maiambiente debate gestão de resíduos em workshop (notícia in O Notícias da Trofa)26-11-2009

A Maiambiente EEM, no âmbito da Semana Europeia da Redução de Resíduos que decorre entre os dias 21 e 29 de Novembro, promove um workshop dedicado ao tema PAYT - Pay As You Throw.


Câmara e Maiambiente assinam protocolo de reciclagem (notícia in Primeira Mão)25-11-2009

A Câmara Municipal da Maia assinou um protocolo com a Maiambiente referente ao projecto MovEr – Moveis e Electrodomésticos Recuperados.


Encontra-se a decorrer a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (notícia in Naturlink)25-11-2009

A iniciativa, que tem lugar entre 21 e 29 de Novembro tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia e em Portugal é promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela a LIPOR, que coordenam várias acções de sensibilização para a problemática dos resíduos insistindo no princípio da prevenção.


CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA ADERE À SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DOS RESÍDUOS (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão)24-11-2009

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), uma iniciativa da ADEME, ACR (Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem), ARC (Catalunha), IBGE (Região de Bruxelas) e da LIPOR, com o objectivo de promover o conceito da prevenção de resíduos durante uma semana completa, coordenado acções de sensibilização orientadas para diversos públicos.


CÂMARA MUNICIPAL E MAIAMBIENTE ASSINAM PROTOCOLO DE ÂMBITO SOCIAL (notícia in Portal Câmara Municipal da Maia)23-11-2009

A Câmara Municipal da Maia e a Maiambiente assinam hoje, dia 24, pelas 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um Protocolo de Colaboração referente ao projecto designado por MovER – Moveis e Electrodomésticos Recuperados, um acção inserida na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.


Workshop PAYT (Maia, 26-11-2009)20-11-2009

A Maiambiente EEM vai organizar, no âmbito da Semana Europeia da Redução de Resíduos que decorrerá de 22 a 30 de Novembro, um workshop dedicado ao tema PAYT – Pay As You Throw.


Maia ajuda a Limpar Portugal (notícia in Primeira Mão)12-11-2009

O desafio: Limpar Portugal. O momento: 20 de Março de 2010. É o que junta mais de 14 mil pessoas no Movimento Limpar Portugal (PLP).


EDP vai investir 15 milhões na limpeza de áreas florestais (notícia in ABC do Ambiente)27-10-2009

A EDP anunciou o investimento, nos próximos três anos,de mais de 15 milhões de euros na limpeza das zonas florestais junto às linhas de distribuição para evitar a deflagração e propagação de incêndios.


SIBS e Multibanco promovem Solidariedade Social (notícia in SIBS)27-10-2009

A SIBS, juntamente com os bancos do sistema Multibanco, lança a campanha “Ser Solidário”, que permite aos utilizadores da rede Caixa Automático Multibanco (CA-MB) realizarem transferências bancárias para entidades envolvidas em campanhas nacionais de solidariedade social.


Valorpneu distingue projecto inovador (notícia in Portal Ambiente Online)21-10-2009

O projecto «Transformação de Resíduos de Pneus em Produtos de Elevado Valor Acrescentado (Carvões Activados)» foi o grande vencedor do Prémio Inovação Valorpneu 2009.


APA lança campanha "Stop Resíduos" (notícia in ABC do Ambiente)20-10-2009

"Stop Resíduos",dá nome à mais recente campanha da Agência Portuguesa do Ambiente (APA),que conta com a participação da actriz Julie Sargent e de Kalaf, do grupo musical Buraka Som Sistema. A iniciativa integra-se na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e tem por objectivo alertar a sociedade para as políticas neste sector.


IRAR quer corrigir irregularidades com o novo regime (notícia in ABC do Ambiente)20-10-2009

Segundo Filomena Lobo, Directora do Departamento de Gestão dos Resíduos do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR),“Um dos objectivos do novo regime jurídico dos serviços municipais e intermunicipais de águas e resíduos é combater situações de assimetria, injustiça social e pouca clareza que se verificam nos tarifários do sector”.


A incineração é a solução para a gestão de resíduos (in ABC do Ambiente)15-10-2009

Guido Sonneman, responsável pelo Programa Ambiental das Nações Unidas,considera que Portugal e os país desenvolvidos devem apostar na "inceneração e acabar com os aterros sanitários" . As declarações foram feitas à margem do Congresso Mundial de resíduos, que pela primeira vez se realizou em Portugal, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.


Congresso Mundial de Resíduos: Banco Mundial quer acabar com lixeiras (notícia in Portal Ambiente Online)13-10-2009

O encerramento de lixeiras e a construção de infra-estruturas de deposição controlada de resíduos (aterros) tem sido a principal actividade do Banco Mundial em matéria de gestão de resíduos nos países mais desfavorecidos.


Congresso Mundial de Resíduos: Plano Nacional de Resíduos em consulta pública muito em breve (notícia in Portal Ambiente Online)13-10-2009

O Plano Nacional de Resíduos deverá ser colocado para consulta pública muito em breve, anunciou Luísa Pinheiro, subdirectora da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), esta manhã no Congresso Mundial de Resíduos, que decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, até quinta-feira.


Maiambiente bate recorde (notícia in Primeira Mão)13-10-2009

A Maiambiente bateu um recorde de recolhe selectiva no mês de Setembro. A empresa municipal registou, no mês passado, um rácio de 25 por cento de resíduos recolhidos selectivamente face ao total de recolhas.


Congresso Mundial de Resíduos: Investimento privado precisa-se (notícia in Portal Ambiente Online)12-10-2009

«As empresas do sector dos resíduos sólidos urbanos precisam de procurar investimento privado e não contar apenas com o apoio público», avisou a responsável pelo Europe Environment Group da FourWinds Capital Management, Valerie Daoud Henderson, durante o Congresso Mundial de Resíduos, subordinado ao tema “Transformar resíduos em ideias”, e que decorre em Lisboa até dia 15 de Outubro.


Reciclagem porta-a-porta cresce (notícia in Primeira Mão)12-10-2009

A quantidade de materiais separados e colocados para reciclagem nos ecopontos, ecocentros e zonas de recolha selectiva porta-a-porta na área da Lipor voltou a registar um crescimento. Entre o primeiro semestre de 2009 e o mesmo período de 2008, houve um aumento de 10 por cento.


Gestão de resíduos em mudança (notícia in Portal Ambiente Online)09-10-2009

Independentemente de como for o futuro da gestão de resíduos, «as leis da termodinâmica dizem-nos que haverá sempre resíduos, haverá sempre algo que terá de ser colocado em algum lado», alerta o presidente do comité científico e técnico da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA).


Reciclagem aumentou 7 por cento em 2008 relativamente ao ano anterior (notícia in Portal Ambiente Online)09-10-2009

Em 2008, a taxa de reciclagem de resíduos de embalagens de papel/cartão, plástico, vidro, madeira e metal aumentou 7 por cento em relação ao ano anterior. De 940 090 toneladas destes resíduos reciclados em 2007, o total subiu para 1 008 754 toneladas em 2008.


O primeiro resort ecológico em Portugal (notícia in ABC do Ambiente)08-10-2009

“O Planeta é a nossa casa”. A frase é de Francisco de Mello Breyner, responsável pela Gestão do Zmar Eco Camping Resort,o primeiro resort em Portugal que une o prazer informal do campismo a uma forte preocupação ambiental. Situado no Parque Natural do Sudoeste Alentejo, na costa vicentina, o resort abre as portas a uma nova forma de fazer férias: o Ecoturismo.


Otto Portugal quer reciclar contentores (notícia in Portal Ambiente Online)08-10-2009

A reciclagem de contentores degradados de resíduos sólidos urbanos, para que possam ser integrados na composição de novas unidades, é o mote da nova campanha da Otto.


Indústria europeia de plásticos quer apoios para a reciclagem (notícia in Portal Ambiente Online)07-10-2009

Um relatório europeu divulgado a 30 de Setembro último mostra que a reciclagem dos plásticos está sob ameaça, tendo em conta que se verificou um decréscimo na procura destes materiais.


Lisboa acolhe 800 participantes no Congresso Mundial de Resíduos (notícia in Portal Ambiente Online)06-10-2009

A capital portuguesa está a poucos dias de acolher o Congresso Mundial de Resíduos. São esperados cerca de 800 participantes de todo o mundo para assistir às intervenções de alguns dos mais reconhecidos especialistas e entidades com responsabilidades na áreas da gestão, tratamento e valorização de resíduos.


Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) - DE 21 A 29 de Novembro de 2009 PARTICIPE! (notícia in Lipor)02-10-2009

Com o apoio do programa LIFE+ da Comissão Europeia, a primeira Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (EWWR) oficial decorrerá de 21 a 29 de Novembro de 2009.


Alunos vão recolher aparelhos eléctricos (in ABC do Ambiente)01-10-2009

Cerca de 600 escolas do ensino básico e secundário do país deverão participar, entre Janeiro e Maio de 2010, na segunda edição de uma campanha de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.


Concurso Maia Tu e o Ambiente (notícia in MaiaInova)01-10-2009

Com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa maiata para a importância das boas práticas na Gestão de Resíduos domésticos, promovendo simultaneamente o civismo e a consciência ambiental dos intervenientes, decidiu a Associação Maiainova em parceria com a Maiambiente, desafiar os alunos das escolas do concelho a apresentarem propostas para decoração dos camiões de recolha de resíduos.


Escolas da Maia recebem Galardão Eco-Escolas (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia)01-10-2009

As Eco-Escolas da Maia estiveram presentes na Cerimónia oficial de entrega do galardão Eco-Escolas, que decorreu no passado dia 29 de Setembro, no Europarque, em Stª Mª da Feira, onde lhes foi entregue a Bandeira Verde e reconhecido publicamente todo o trabalho desenvolvido em prol do Ambiente.


Amb3E aguarda licença para entidade de gestora de pilhas para breve (in Ambiente Online)30-09-2009

Dentro de poucas semanas a Amb3E deverá também tornar-se em entidade gestora de pilhas acumuladores.


Nespresso lança projecto de reciclagem de cápsulas (notícia in Portal Ambiente Online)30-09-2009

Inicialmente, apenas havia quatro pontos de recolha de cápsulas usadas, mas a Nespresso alargou a recolha a pontos de venda parceiros a nível nacional.


Apresentação do Plano Anual de Educação Ambiental 2009/2010 na Quinta da Gruta (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão)29-09-2009

O Auditório da Escola Ambiental da Quinta da Gruta será palco amanhã, dia 29, às 9:30 horas, da apresentação do Plano de Educação Ambiental 2009/2010.


Reciclagem de cápsulas “Nespresso” (notícia in ABC do Ambiente)29-09-2009

As lojas que vendem café “Nespresso” vão passar a ser pontos de reconha das cápsulas usadas.O projecto de reciclagem estende.-se a todos os estabelecimentos que vendem aquele tipo de cápsulas, depois de ter começado nas quatro lojas da marca em Portugal, numa experiência-piloto que já recolheu 300 mil cápsulas.


Reciclagem de cápsulas da "Nespresso" alargada a dezenas de lojas (notícia in Jornal de Notícias)24-09-2009

O alumínio será reciclado para fazer embalagens novas e as borras sejam usadas como fertilizante.


GreenPeace visita oito cidades portuguesas (notícia in ABC do Ambiente)22-09-2009

Em Outubro, a Greenpeace vai estar presente em 8 cidades Portuguesas - Lisboa, Porto, Gaia, Aveiro, Faro, Coimbra, Almada e Setúbal - para falar das espécies de peixe existentes nos oceanos.


Lipor na vice-presidência da Confederação de Unidades de Valorização Energética (notícia in Portal Ambiente Online)21-09-2009

Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor, é um dos novos vice-presidentes da Confederação Europeia de Unidades de Valorização Energética.


IRAR publica recomendação tarifária (notícia in Portal Ambiente Online)18-09-2009

Tendo por base um cenário de «grande disparidade» nas tarifas aplicadas aos utilizadores dos sistemas de gestão de resíduos urbanos, o Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) - futura Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos -, emitiu recentemente a Recomendação tarifária n.º 01/2009, onde promove a harmonização da estrutura tarifária a nível nacional, bem como uma maior transparência nas tarifas cobradas aos utilizadores finais.


Empresas gestoras de resíduos criam associação (notícia in Portal Ambiente Online)17-09-2009

A Tratolixo, a Resitejo e a Gesamb formalizaram recentemente a criação da Associação de Empresas Gestoras de Sistemas de Resíduos (EGSRA), apurou o AmbienteOnline.


Resinorte gere sistema multimunicipal do Norte Central (notícia in Portal Ambiente Online)16-09-2009

O sistema multimunicipal do Norte Central já está oficialmente criado.


Seminário "Consumo Alimentar: planear, aproveitar e poupar" (notícia in Lipor)16-09-2009

A Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, no âmbito do desenvolvimento do seu projecto de promoção da Compostagem Caseira, vai promover o Seminário dedicado à temática do Consumo Alimentar.


Central da Lipor recebe certificação integrada (notícia in Portal Ambiente Online)11-09-2009

As certificações englobam a recolha de resíduos orgânicos realizada pela Lipor, a gestão das recolhas realizadas pelas câmaras municipais associadas e outros clientes privados.


LIPOR lança “Guia para uma Gestão Sustentável dos Resíduos” (notícia in Lipor)09-09-2009

A LIPOR lançou, no dia 09 de Setembro, a edição “Guia para uma Gestão Sustentável dos Resíduos”, um Guia dirigido especialmente aos Autarcas.


LIPOR inaugura Parque Aventura “Energia em Movimento” (notícia in Lipor)08-09-2009

A LIPOR inaugurou no passado dia 05 de Setembro, as Obras de Valorização Ambiental e Paisagística, naquele que foi o Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte, agora Parque Aventura.


Sim é no Amarelo (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão)07-09-2009

A Câmara Municipal da Maia e a Maiambiente associaram-se à campanha - Sim, é no Amarelo.


Maia produziu menos resíduos devido à crise (notícia in Primeira Mão)06-09-2009

Entre Janeiro e Junho deste ano, a Maia produziu menos resíduos indiferenciados do que em igual período do ano passado. É o que revelam os dados disponibilizados pela Maiambiente.


«Sim, é no Amarelo» hoje em acção (in O Primeiro de Janeiro)03-09-2009

O autarca da Maia, Bragança Fernandes, juntamente com representantes da Maiambiente e da Tetra Pak, inaugura hoje, às 12h00, na Praça Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, a campanha «Sim, é no Amarelo».


Campanha “Sim, é no amarelo” chega hoje à Maia (notícia in Primeira Mão)03-09-2009

Começa hoje, no concelho da Maia, e vai decorrer até ao dia 31 de Dezembro, a campanha “Sim, é no amarelo”.


Parque Aventura da Lipor abre sábado (notícia in Primeira Mão)03-09-2009

No próximo sábado, pelas 10h00, vai ser inaugurado o novo Parque Aventura da Lipor, que nasceu no lugar onde era o antigo Aterro de Ermesinde.


Publicado decreto que regula mercado organizado de resíduos (notícia in Portal Ambiente Online)03-09-2009

De acordo com o diploma, o MOR compreende todas as plataformas de negociação objecto de reconhecimento por parte da Agência Portuguesa para o Ambiente.


Campanha "Sim, é no Amarelo" (notícia in Maia Hoje)02-09-2009

A Câmara Municipal da Maia e a Maiambiente associaram-se à campanha "Sim, é no Amarelo". Este projecto de sensibilização, promovido pela Tetra Pak, tem como objectivo esclarecer a população sobre a reciclabilidade das embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL) e qual a cor do cesto, contentor ou ecoponto onde devem ser colocadas, uma vez que 1/4 da população portuguesa continua a colocar as embalagens no contentor azul do ecoponto.


Recolha porta-a-porta vai cobrir toda a Cidade da Maia (notícia in Primeira Mão)28-08-2009

A partir do próximo mês de Setembro, a Maiambiente vai passar a cobrir pequenas manchas, que existem dentro da Cidade da Maia, que ainda não possuíam recolha selectiva porta-a-porta. A garantia foi dada a PRIMEIRA MÃO pelo director geral da empresa municipal do ambiente, confirmando a concretização de mais um projecto traçado para o corrente ano.


Resultados divulgados revelam «a crescente sensibilidade da população» (notícia in Maia Hoje)28-08-2009

Os resultados do 1º semestre de 2009 divulgados pela Maiambiente evidenciam, garante o documento enviado pelo gabinete de imprensa da Câmara Municipal da Maia, «a crescente sensibilidade da população para com a temática dos resíduos e a sustentabilidade dos recursos». Entre Janeiro e Julho de 2009, segundo os dados disponíveis, a Maiambiente recolheu 29.913 toneladas de resíduos.


Maia cria primeira Horta de Subsistência da Área Metropolitana do Porto (notícia in Portal do Ambiente e Cidadão da Maia)18-08-2009

Uma horta municipal vai nascer até ao final do ano num terreno em frente ao Mercado do Castêlo da Maia. O projecto Horta de Subsistência é inovador, tendo em conta que vai permitir a venda dos produtos.


Central de Compostagem da LIPOR recebe Certificação (notícia in Lipor)04-08-2009

A Central de Valorização Orgânica da LIPOR recebeu a Certificação Integrada de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde segundo as normas internacionais, NP EN ISO 9001:2008, NP EN ISO 14001:2004 e NP 4397:2008/OHSAS 18001:2007.


Maiambiente com nova casa (notícia in Maia Hoje)03-08-2009

A Maiambiente estreou as novas instalações agora sedeada no edifício onde funcionou o Matadouro Municipal, na Rua 5 de Outubro, em Milheirós.


Trabalhadores dos SMEAS e Maiambiente aproveitam “Novas Oportunidades” (notícia in Primeira Mão)03-08-2009

Cerca de 31 trabalhadores dos Serviços Municipalizados da Maia e da empresa Maiambiente receberam o diploma de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, obtido através do Centro de Novas Oportunidades do CEFOSAP – Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional.


Sonaecom reduz produção de resíduos em 56 toneladas (notícia in Portal Ambiente Online)31-07-2009

Esta diminuição deveu-se sobretudo ao encaminhamento de "monstros" e à redução dos resíduos de papel, de acordo com o relatório de sustentabilidade da empresa.


Lipor dá exemplo no combate à gripe A (notícia in Portal Ambiente Online)28-07-2009

O AmbienteOnline falou com a Lipor, no sentido de perceber como está a ser aplicado o seu plano de contingência para a gripe. A empresa é tida como referência ao nível da elaboração destes planos.


Reciclagem continua a crescer (notícia in Primeira Mão)26-07-2009

Nos primeiros seis meses deste ano foram retomadas e enviadas para reciclagem mais de 292 mil toneladas de resíduos de embalagens (RE), refere a Sociedade Ponto Verde.


Iniciativa Business&Biodiversity conquista 48 participantes (notícia in Portal Ambiente Online)23-07-2009

Um estudo da IUCN – The World Conservation Union indica que os negócios relacionados com os ecossistemas podem registar um crescimento de 72,6 mil milhões de euros até 2010.


Valorcar licenciada para a gestão de baterias usadas (notícia in Portal Ambiente Online)23-07-2009

Com a licença atribuída alarga o âmbito de actividade a baterias de outras proveniências, nomeadamente do sector da reparação e manutenção automóvel.


Maiambiente com novas instalações (notícia in Primeira Mão)21-07-2009

Este é “um momento marcante”, em que a “Maiambiente chega à maturidade”. Assim se referiu Carlos Mendes à inauguração das novas instalações da Empresa Municipal de Ambiente, no passado sábado.


Ambigroup investe na reciclagem de consumíveis informáticos (in Portal Ambiente Online)15-07-2009

O Ambigroup vai investir no tratamento de consumíveis informáticos, provenientes da gestão de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos).


Trabalhadores “verdes” (notícia in ABC do Ambiente)07-07-2009

Os trabalhos “verdes” estão na moda e vieram para ficar. Já são cerca de 7 mil os trabalhadores estão empregados em energias renováveis em Portugal, e o número continua a crescer. Os “verdes” estão em toda a parte e em comum têm o objectivo de tornar o planeta mais saudável.


PepsiCo no top 10 das empresas com as melhores práticas de sustentabilidade (notícia in Portal Ambiente Online)02-07-2009

A PepsiCo/Matutano foi reconhecida como a empresa da área alimentar com as melhores práticas de sustentabilidade em Portugal, através do Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009, organizado pela Heidrick & Struggles em parceria com o BCSD Portugal e com o Diário Económico.


Concurso do POVT para área dos resíduos dispõe de 20 milhões de euros (notícia in Portal Ambiente Online)29-06-2009

O concurso tem uma dotação de 20 milhões de euros, que pode chegar aos 40 milhões caso seja necessário para que os projectos ajudem a cumprir as metas de desvio da matéria orgânica de aterro.


Nova ferramenta de avaliação e certificação da construção sustentável lançada em Portugal (notícia in Portal Ambiente Online)29-06-2009

O LNEG, para além ter em curso a avaliação do seu edifício Solar XXI segundo esta metodologia, quer ser um parceiro activo na implantação da mesma.


Cespa Portugal e Ecoambiente ganham concurso na Maia (notícia in Portal Ambiente Online)26-06-2009

O concurso diz respeito à prestação de serviços de limpeza urbana e de recolha selectiva em ecopontos e vidrões e recolha indiferenciada de resíduos sólidos urbanos em contentores tipo molok.


Concluída proposta do Programa Nacional de Prevenção de Resíduos Urbanos (notícia in Portal Ambiente Online)26-06-2009

Partindo da situação de referência em 2007, o programa propõe uma estratégia de prevenção de resíduos urbanos, assim como um plano de acção e monitorização correspondente.


Conversas Sustentáveis à 5ª (notícia in Lipor)25-06-2009

A Lipor vai promover, em parceria com a FNAC do Norteshopping, um Ciclo de Debates intitulado “Conversas Sustentáveis à 5ª”.


Mil-tek ajuda a reduzir volume de resíduos (notícia in Portal Ambiente Online)25-06-2009

A empresa de origem dinamarquesa quer impulsionar a sua oferta de soluções para a redução do volume de resíduos e conquistar o primeiro lugar das vendas no mercado nacional deste tipo de equipamentos.


Missão Reciclar já recolheu 1500 unidades de REEE (notícia in ABC do Ambiente)25-06-2009

A Missão Reciclar, que visa sensibilizar para a reciclagem de máquinas café usadas em fim de vida, já recolheu uma quantidade de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) cujo efeito ambiental é equivalente à plantação de cerca de 400 árvores.


Green Project Awards leva sustentabilidade às comunidades locais (notícia in Portal Ambiente Online)22-06-2009

Levar às comunidades locais exemplos do que de melhor se faz em Portugal para promover o desenvolvimento sustentável é o principal objectivo do Green Project Awards Roadshow.


Índice de qualidade ambiental cresceu 1 por cento entre 2004 e 2006 (notícia in Portal Ambiente Online)22-06-2009

Entre 2004 e 2006, o índice da qualidade ambiental do País foi o que registou um maior crescimento – de 1 por cento – no âmbito do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional.


APA prepara regulamento para monitorização de lixeiras e aterros encerrados (notícia in Portal Ambiente Online)19-06-2009

Não se sabe do destino dos lixiviados produzidos por 205 lixeiras encerradas até 2002, pelo que não há qualquer controlo sobre o que estes resíduos poderão ou não provocar em solos e águas.


Lipor promove campo de férias de Verão! (notícia in Portal Lipor)19-06-2009

A LIPOR organiza mais um Campo de Férias de Verão, dando, assim continuidade a uma actividade que já promove, desde algum tempo e que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.


Portugal encerra presidência Eureka (notícia in Portal Ambiente Online)19-06-2009

Os 33 projectos nacionais envolveram 35 empresas (na maioria PME) e 26 instituições de investigação, e representam um investimento de 38,4 milhões de euros.


Ecochoice, iiSBE Portugal e LNEG apresentam ferramenta de avaliação da construção sustentável (notícia in Portal Ambiente Online)17-06-2009

Trata-se do SBToolPT, que é o resultado da adaptação do SBTool (Sustainable Building Tool) internacional à realidade portuguesa.


Exponor é a primeira entidade com certificado “100R” (notícia in ABC do Ambiente)16-06-2009

A Exponor, Feira Internacional do Porto aderiu ao ao projecto “100R – reciclagem 100% garantida”.


2ª Edição das Férias Ambientais da Câmara Municipal da Maia (in Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia)12-06-2009

Após o sucesso da primeira edição, as Férias Ambientais 2009 irão decorrer durante os meses de Julho e Agosto de 2009, oferecendo uma maior diversidade de actividades.


IPJ promove Voluntariado Jovem Para as Florestas: candidaturas abertas para jovens e promotores (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia)12-06-2009

O Programa Voluntariado Jovem para as Florestas tem como objectivos incentivar a tua participação no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta, em particular, Reduzindo, assim, o flagelo dos incêndios, através de acções de prevenção.


5000 pessoas correram pelo Ambiente - Lipor promoveu Corrida/Caminhada pelo Ambiente. (in Portal Lipor)11-06-2009

A LIPOR promoveu no passado dia 10 de Junho, a primeira Corrida/Caminhada pelo Ambiente. O mau tempo que se abateu sobre a Invicta não impediu que cerca de 5 000 pessoas aderissem a esta iniciativa que teve inicio pelas 10h30m, com partida e chegada em frente ao Edifício Transparente.


DA WEASEL, MOONSPELL E JORGE PALMA NO FESTIVAL DA JUVENTUDE DA MAIA (notícia in Portal Câmara Municipal da Maia)09-06-2009

Foi apresentado no passado dia 6, o cartaz do Maiact 2009, que vai decorrer de 18 a 25 de Julho no Complexo de Ténis da Maia. A 2º edição do Maiact - Festival da Juventude da Maia será, novamente, com entrada livre em todos os concertos.


Estradas de Portugal aposta na reciclagem de pavimento (notícia in ABC do Ambiente)09-06-2009

Pavimento reciclado? Esta é a nova ideia da Estradas de Portugal, que está a testar no troço entre Ponte de Sor e Gavião uma nova forma de reciclar o pavimento das estradas que precisam de obras.


Portugal prefere incineração à reciclagem (notícia in ABC do Ambiente)09-06-2009

Reciclar ou incinerar? Esta continua a ser uma das grandes questões no nosso país em termos ambientais, mas de acordo com os dados Portugal é o país da Europa que mais opta pela incineração de resíduos em detrimento da reciclagem.


Fundação BioLogic@ organizou um catering 100% biológico para o evento "Encontros da Competitividade da Maia" (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão)08-06-2009

Fundação BioLogic@ organizou o catering 100% biológico e com produtos nacionais para o evento "Encontros de competividade da Maia", organizado pela Câmara Municipal da Maia e pelo IAPMEI.


PortoEstádio adere ao projecto 100R (notícia in Portal Ambiente Online)08-06-2009

Através da adesão a esta iniciativa, o Estádio do Dragão passa a ser o primeiro espaço desportivo do género a deter uma certificação com uma «garantia ponto verde».


Gestão do Mercado Organizado de Resíduos a cargo de mais do que uma entidade (notícia in Portal Ambiente Online)05-06-2009

O consórcio liderado pela AEP, que ficou classificado na primeira posição na demonstração de interesse lançada para a gestão do Mercado Organizado de Resíduos, não pode ter a exclusividade da gestão.


Ministério do Ambiente refuta acusações da Quercus sobre reciclagem (notícia in Portal Ambiente Online)05-06-2009

«É totalmente falsa a afirmação de que Portugal é o país da Europa que mais opta pela incineração de resíduos». É assim que o Ministério do Ambiente reage às declarações recentes da Quercus.


Lipor vence Prémio Desenvolvimento Sustentável 2009 (notícia in Portal Ambiente Online)03-06-2009

O Prémio Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa da Consultora Heidrick&Struggles.


Sábados Verdes são um sucesso (notícia in ABC do Ambiente)27-05-2009

Em Janeiro a LIPOR lançou os “Sábados Verdes”, uma iniciativa em que a Lipor abre as portas do Centro de Triagem à população um Sábado por mês. Após 5 meses o balanço é mais do que positivo.


Proposta da Quercus sobre incorporação de material reciclado nas obras públicas agrada (in Portal Ambiente Online)25-05-2009

A Quercus avançou recentemente com uma proposta que obrigue, até 2020, à incorporação mínima de 5 por cento de materiais reutilizados e reciclados em obras públicas.


Faz-se por aí....Sacos que foram garrafas de plástico! (notícia in ABC do Ambiente)21-05-2009

Já pensou usar um saco feito a partir de garrafas de refrigerante recicladas? No Brasil a empresa Fivebras associou-se à de Pão de Açúcar e a Fundação SOS Mata Atlântica, para desenvolver sacas reutilizáveis – os ecobags.


Quercus propõe mais reciclagem de entulhos (notícia in ABC do Ambiente)16-05-2009

Um ano depois da publicação do Diploma que regula a gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), a Quercus apresentou à Agência Portuguesa do Ambiente uma proposta que visa obrigar à incorporação mínima de 5% de materiais reutilizados e reciclados em obras públicas.


Futuras competências do MOR determinam financiamento (notícia in Portal Ambiente Online)13-05-2009

Ainda não está decidido como e quem fará a gestão do Mercado Organizado de Resíduos (MOR), mas o seu financiamento é uma das questões fundamentais do processo. O financiamento via utilizadores é encarado como uma das soluções. Mas, como referiu Ana Cristina Carrola, chefe de divisão das Entidades Gestoras e Mercados de Resíduos, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no 3º Fórum Nacional de Resíduos, o modelo de financiamento pelos utilizadores pode «tornar o mercado pouco apelativo»


Portugal longe das metas de Quioto (notícia in ABC do Ambiente)12-05-2009

Portugal está longe de conseguir cumprir com as metas estabelecidas no Protocolo de Quioto. O nosso país emitiu 81,8 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa em 2007, mais 6,6 milhões do limite imposto pelo protocolo ambiental.


Cenário de crise na produção de resíduos admitido pela maioria (notícia in Portal Ambiente Online)11-05-2009

Em Portugal, são produzidos anualmente cerca de 5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) e perto de 20 milhões de toneladas de resíduos industriais, dos quais 300 mil toneladas serão resíduos industriais perigosos. No entanto, a desaceleração económica e a consequente diminuição do consumo começam a afectar também a produção de resíduos.


Câmara Municipal da Maia recebeu XIV Olimpíadas do Ambiente (notícia in Portal do Ambiente e Cidadão da Maia)07-05-2009

As Olimpíadas do Ambiente, um dos mais ambiciosos projectos de Educação Ambiental a nível nacional, são desenvolvidas pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e decorrem ao longo do ano lectivo, tendo como principal objectivo desenvolver a Educação para a Sustentabilidade nas escolas do território nacional.


Concurso de Sustentabilidade Local "+ Maia" (notícia in Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia)07-05-2009

O Concurso de Sustentabilidade Local + Maia é um dos projectos que marcam o lançamento da Agenda 21 Local do Município.


Novos negócios nos resíduos para ajudar sector a crescer (notícia in Portal Ambiente Online)07-05-2009

Apesar do cenário de crise que se vive actualmente, os resíduos são uma das áreas que, nos próximos tempos, deverão sofrer uma maior evolução. Segundo Jaime Melo Baptista, presidente do IRAR, iremos assistir a um «aumento do volume de investimentos, geração de emprego e promoção do desenvolvimento tecnológico» no sector.


Valores de contrapartida pela recolha de embalagens têm novas regras de cálculo (notícia in Portal Ambiente Online) 06-05-2009

Foi alterada, pelo ministério do Ambiente, a licença concedida à Sociedade Ponto Verde (SPV), em Dezembro de 2004.


Valorpneu recicla 48 mil toneladas de pneus em 2008 (notícia in Portal Ambiente Online)06-05-2009

O encaminhamento de pneus usados para reciclagem atingiu, em 2008, o volume mais elevado desde o início do funcionamento do sistema.


Agenda 21 Local - Maia apresenta os Guias de Sustentabilidade (Portal do Ambiente e do Cidadão)05-05-2009

A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, durante a qual tomaram posse os membros do Concelho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, foram apresentados os Guias da Sustentabilidade e foi dado a conhecer o Concurso de Sustentabilidade Local + Maia


Contentores com chip em todas as casas (notícia in Jornal de Notícias)04-04-2009

Contentores com chip e camiões com software que permite saber quando é preciso ir recolher e qual o tipo de resíduos produzidos em cada habitação e edifício. A recolha selectiva estará em todo o concelho da Maia até final de 2010.


Amb3E e GEOTA com parceria para projectos de protecção ambiental (in Portal Ambiente Online)01-04-2009

A parceria prevê a colaboração no que toca a estágios profissionais e ao desenvolvimento de projectos conjuntos na área da protecção ambiental.


Apcer certifica sistema de gestão da responsabilidade social da Lipor (notícia in Portal Ambiente Online)01-04-2009

O sistema de gestão da responsabilidade social certificado garante o aumento da produtividade, a diminuição da conflituosidade laboral, a credibilização da marca, uma melhoria da imagem e um maior envolvimento dos trabalhadores.


Agenda 21 Local arranca na Maia (in ABC do Ambiente)31-03-2009

O projecto de implementação da Agenda 21 Local no Município da Maia arrancará oficialmente hoje, dia 31 de Março.


Mais 700 edifícios com recolha selectiva (notícia in Primeira Mão)06-03-2009

Em 2008 a Maiambiente recolheu mais de 13 mil toneladas de materiais. Empresa Municiapl de Ambiente da Maia quer estender serviços a todo o concelho.


Bandeira Verde para a Maia (notícia in Primeira Mão)04-03-2009

Mais uma Bandeira Verde para a Maia. O concelho voltou a ser distinguido pela Associação Bandeira Azul da Europa, anunciou hoje o Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal da Maia, acrescentando tratar-se do “melhor resultado de sempre”.


Lipor promove concurso de ideias (notícia in Primeira Mão)04-03-2009

No âmbito da campanha de Prevenção de Resíduos, a Lipor está a promover o concurso “A minha Ideia Conta”.


Lipor reciclou 55 mil toneladas em 2008 (notícia em Maiahoje)27-02-2009

Lipor anuncioou os resultados da operação de tratamento dos resíduos, que registou um aumento na reciclagem de todos os materiais. Glabelmente, a reciclagem aumentou 12% em relação a 2007. Serviço entregou ainda 18 viaturas aos municípios associados.


Lipor agradece colaboração aos cidadãos (notícia in Primeira Mão)19-02-2009

O Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto - Lipor agradece aos cidadãos a quantidade de materiais separados e colocados para reciclagem nos ecopontos, ecocentros e zonas de recolha selectiva porta-a-porta, que chegou às 55 mil 467 toneladas.


Recolha ao domicílio para lixo orgânico (notícia in JN)19-02-2009

A Lipor promete avançar, este ano, com a recolha em domicílios específica para lixo orgânico, como restos alimentares. E prevê aumentar a quantidade de material entregue para reciclagem que, em 2008, já cresceu 12%.


Lipor pede menos lixo aos cidadãos (notícia in JN)17-02-2009

O Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) considera "insustentável" o crescimento da produção de resíduos dos últimos anos, apelando a uma cidadania responsável para um futuro sustentável.


Plano de Normalização Visual Urbana13-02-2009

Informação Importante: Publicidade na Via Pública


ANREEE apresenta pedido para o registo de pilhas e acumuladores (in Portal Ambiente Online)10-02-2009

Este novo registo é um dos requisitos do recente Decreto-Lei 6/09, que passa a regular a colocação e tratamento das pilhas e acumuladores no mercado nacional.


Lipor inicia projecto de sensibilização «Sábados Verdes» (noticia in Portal Ambiente Online)15-01-2009

Um sábado por mês a Lipor abre as portas do centro de triagem à população, e por cada 2 kg de papel e cartão o visitante recebe um prémio.


Governo fixa metas para recolha de resíduos de pilhas e acumuladores (notícia in Portal Ambiente Online)06-01-2009

As metas traçadas para as taxas de recolha de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis são de 25 por cento até 31 de Dezembro de 2011 e de 45 por cento até 31 de Dezembro de 2015.


Quercus apresenta balanço ambiental de 2008 (notícia in ABC do Ambiente)06-01-2009

A Quercus fez um balanço ambiental do ano de 2008, apresentando os melhores e os piores factos ambientais do ano. Além disso apresentou algumas perspectivas para o ano de 2009.


Reciclagem e RCD são prioridades para 2009 (notícia in Portal Ambiente Online)06-01-2009

Depois de uma verdadeira revolução na gestão dos resíduos sólidos urbanos que se verificou na última década, nomeadamente com a erradicação das lixeiras, o sector ainda aguarda por uma nova era.


Produção de resíduos aumenta no Natal… mas pouco (notícia in Portal Ambiente Online)26-12-2008

Na Região do Porto e no município do Seixal verifica-se um incremento na produção de resíduos na época natalícia. O mesmo não acontece, por exemplo, em Lisboa, onde apenas surgem dúvidas sobre o que fazer com as embalagens dos presentes.


Acção de Formação - Boas Práticas Ambientais (in "Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia")14-11-2008

A Câmara Municipal da Maia, através do Departamento de Ambiente e Planeamento Territorial, vai promover no Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, uma acção de formação destinada aos colaboradores, que pretende sensibilizar para a importância da correcta gestão de resíduos.


"Entulho" do Grande Porto já pode ser reciclado (noticia in "ABC do Ambiente")11-11-2008

Os lixos resultantes da construção e demolição, na zona do Grande Porto, já têm onde ser tratados e depositados legalmente.


Câmara Municipal da Maia abraça Projecto "Corrente Rio Leça" (notícia in "Portal do Ambiente e do Cidadão da Maia")06-11-2008

A Câmara Municipal da Maia ao longo das duas ultimas décadas tem vindo a desenvolver esforços avultados ao nível ambiental, dotando o Concelho de infra-estruturas essenciais, para dar resposta aos desafios de gestão sustentada dos efluentes gerados no Concelho.


Prolixo avança com reciclagem de documentos confidenciais (noticia in "ABC do Ambiente")06-11-2008

Se ainda não é adepto da reciclagem de papel devido ao conteúdo dos seus documentos, a Prolixo, empresa gestora de resíduos industriais perigosos e banais, já encontrou uma solução - o PL DOC.


Lipor cria novo centro de triagem sustentável (notícia in Portal Ambiente Online)24-10-2008

A Lipor vai criar um novo centro de triagem no complexo de Ermesinde, em Baguim do Monte, destinado ao processamento de embalagens plásticas e metálicas.


III Conferência Internacional de Resíduos Sólidos Urbanos (noticia in Portal do Ambiente e Cidadao)21-10-2008

A LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto vai organizar em parceria com o ISR - Instituto para la Sostenibilidad de los Recursos a III Conferência Internacional sobre Resíduos Sólidos Urbanos, uma Conferência marcadamente Ibérica.


Reciclagem de pilhas garantida pelas lojas (notícia in ABC do Ambiente)21-10-2008

A partir de agora para reciclar as pilhas usadas basta dirigir-se ao local onde as adquiriu. De acordo com um decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros, as lojas que vendem pilhas vão ser obrigadas a aceitar a devolução de baterias e acumuladores, assegurando a sua reciclagem e a eliminação dos resíduos.


SPV alarga concursos a todos os tipos de resíduos de embalagens (notícia in Portal Ambiente Online)10-10-2008

A partir da próxima semana a SPV vai estender o modelo de concursos praticado já para o material papel/cartão aos restantes materiais (plástico/metal, vidro e madeira).


Lipor cresce 12 por cento na reciclagem multimaterial (in Portal Ambiente Online)17-09-2008

Destacam-se os aumentos verificados nas embalagens plásticas e metálicas (18,17 por cento), no papel e cartão (10,24 por cento) e no vidro (10 por cento).


Começa hoje a Semana Europeia da Mobilidade (in portal ABC do Ambiente)16-09-2008

De Norte a Sul do país, do litoral ao interior, a Semana Europeia da Mobilidade 2008 tem hoje o seu “pontapé de saída” em 65 localidades portuguesas.


APA encomenda estudo para avaliar gestão de RSU (noticia in Portal Ambiente Online)05-09-2008

Seis meses é o prazo para a conclusão do estudo de avaliação de gestão de resíduos sólidos urbanos, encomendado pela Agência Portuguesa do Ambiente.


Tetra Pak investe 300 mil euros em campanha de informação (notícia in Portal Ambiente Online)03-09-2008

A empresa quer incentivar o consumidor a assumir a sua co-responsabilidade na protecção do ambiente.


Recicladores de plástico organizam-se em associação (notícia in ABC do Ambiente)28-08-2008

Quinze empresas nacionais de reciclagem de resíduos de embalagens de plástico uniram-se e criaram a primeira Associação Nacional de Recicladores de Plástico – ARP.


Retoma de resíduos de embalagens cresceu no primeiro semestre de 2008 (in ABC do Ambiente)26-08-2008

As retomas de resíduos de embalagens (RE) cresceram 22 por cento no primeiro semestre de 2008 face a período homólogo em 2007, segundo dados da Sociedade Ponto Verde (SPV). Materiais como o vidro e papel/cartão apresentaram um crescimento total acima dos 10 por cento, mas foi nos RE de plástico que se registou o maior aumento.


Gondomar e Maia com menos diasde recolha de lixo (notícia in Jornal Notícias)21-01-2008

Dos seis concelhos que compõem o núcleo central da Área Metropolitana do Porto, Gondomar e Maia são os municípios que em que a recolha de lixo doméstico é mais reduzida. No primeiro caso, o serviço cumpre-se de segunda a sexta-feira; no segundo, apenas há três vezes por semana.


Maiatos reciclam um quinto do lixo produzido (notícia in Maia Hoje)14-12-2007

Das 50 mil toneladas de resíduos transportadas pela Maiambiente, quase 10 mil destinaram-se à reciclagem. Uma percentagem de 20% assinalada como positiva pelos responsáveis, apesar de ressalvarem que ainda há muito a fazer.


Maiatos “líderes nacionais” na recolha selectiva (notícia in Primeira Mão)07-12-2007

Entre Janeiro e Outubro, a Maiambiente recolheu 50.245 toneladas de resíduos. Quase dez mil toneladas foram recolhidas selectivamente.


Cada maiato fez 377 quilos de lixo mas só reciclou 74 (notícia in Jornal de Notícias)03-12-2007

Cada maiato fez, em média, 377 quilos de lixo nos primeiros dez meses deste ano, mas só separou para reciclagem (ou para compostagem) 74. Ainda assim, uma taxa de quase 20% que colocará o concelho em lugar de destaque no contexto nacional.


Maiambiente: um 'case study' na recolha selectiva (noticia in Diário Económico)21-11-2007

Se em alguns locais ainda existe muito a fazer, noutros as boas práticas funcionam sobre rodas. Na Maia, distrito do Porto, o serviço de recolha porta-a-porta é o melhor do país.


Maiambiente pretende alargar e reforçar serviços de recolha (notícia in Primeira Mão)26-09-2007

A Maiambiente, EM, continua a liderar os níveis de recolha selectiva entre os municípios associados da Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. No primeiro semestre deste ano, a empresa registou um aumento superior a 18 por cento na recolha selectiva de resíduos, em relação ao mesmo período de 2006.


Maiambiente recolheu 29 682 toneladas de RSU no primeiro semestre (notícia in Ambiente Online)19-09-2007

A Maiambiente recolheu 29 682 toneladas de resíduos sólidos urbanos no primeiro semestre de 2007.


Recolha selectivade resíduos está a crescer no concelho da Maia (notícia in Destak)13-09-2007

No primeiro semestre deste ano, a Maiambiente recolheu 5176 toneladas de resíduos que foram enviados para a reciclagem ou compostagem.


Recolha selectiva aumentou na Maia (notícia in Primeira Mão)10-09-2007

No primeiro semestre deste ano a Maiambiente recolheu, no total, 29 mil 682 toneladas de resíduos. A recolha selectiva andou pelas cinco mil 716 toneladas. O valor representa 19,3 por cento do total de resíduos recolhidos que seguiram para reciclagem ou compostagem.


Recolha selectiva em debate (Notícia in O Primeiro de Janeiro)29-05-2007

O Fórum da Maia recebeu quinta-feira o 2.º Encontro Nacional/1.º Encontro Ibérico de Recolha Selectiva Porta-a-Porta.


Maiambiente alarga recolha ao "Novo Rumo" (Notícia in Primeira Mão)11-05-2007

A partir de amanhã, as habitações da “Urbanização Novo Rumo” a norte da linha do metro, passa a dispor da recolha selectiva papel/cartão e embalagens plásticas e metálicas.


Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, 25 de Abril23-04-2007

Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, 25 de Abril, Quarta-Feira - Feriado Nacional


Maiambiente – Apresentação de Diagnóstico e Plano de Emergência (Notícia in Maia Hoje)23-03-2007

Empresa passa a ter Plano de Emergência Interno Maiambiente desenvolveu ao longo do último ano um conjunto de acções no âmbito do programa Certificar. Entre elas estiveram a elaboração de um diagnóstico sobre a actividade da empresa e a criação de um Plano de Emergência Interno.


Maiambiente aguarda pela certificação integrada (Notícia in Primeira Mão)23-03-2007

A Maiambiente apresentou, em conferência de imprensa, os resultados do diagnóstico efectuado às áreas do Ambiente; Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Este trabalho surgiu na sequência de uma decisão estratégica da empresa que visa, num futuro próximo, a certificação nestas duas áreas, que, a juntar à certificação já obtida na área da qualidade, obterá a certificação integrada (Qualidade; Ambiente; Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho).


Serviço em linha visa melhoria ambiental (Notíca in O Primeiro de Janeiro)13-02-2007

Maiambiente já recolhe resíduos de jardins. A Maiambiente iniciou no dia 5 em todo o concelho um novo serviço de recolha selectiva porta-a-porta designado «emlinha – recolha porta-a-porta de resíduos de jardim». Uma novidade a ser solicitada pelos munícipes.


Recolha de resíduos orgânicos chega às zonas Sul e Nascente do concelho (Notícia in O Primeiro de Janeiro)06-02-2007

Já está em funcionamento o serviço de recolha selectiva de resíduos orgânicos nas zonas Sul e Nascente do concelho. Trata-se de um serviço gratuito destinado aos chamados grandes produtores, como cantinas escolares, empresas, restaurantes e similares, com vista à recolha deste tipo de lixos.


Lixo dava para encher dez campos de futebol (notícia in Jornal de Notícias)25-01-2007

Mais de 60 mil toneladas de resíduos foram recolhidos, na Maia, durante o ano passado. Um volume superior superior a 300 mil metros cúbicos, que daria para encher 10 campos de futebol ou erguer uma pilha com a altura de um prédio de dois andares. Do total, 17,6% (10646 toneladas) são resíduos separados, fazendo com que a Maia seja o município que, por habitante, mais contribui para a reciclagem e para a valorização orgânica dos lixos, entre os membros da Lipor (empresa intermunicipal que agrega quase todos os concelhos da Área Metropolitana do Porto).



Tarifa do lixo poderá subir em 2007 (Notícia in Maia Hoje)12-01-2007

A autarquia está a estudar a possibilidade de aumentar o valor da tarifa de recolha de resíduos sólidos, que está incluída na factura da água. Objectivo é garantir a sustentabilidade da empresa municipal Maiambiente. Entretanto, água e saneamento também sobem.


Alargamento da recolha selectiva porta-a-porta11-01-2007

Alargamento da Com o objectivo de dar continuidade ao projecto de recolha selectiva porta-a-porta, a Maiambiente alargou o serviço a diversos arruamentos da freguesia de Vermoim e Silva Escura, estando previsto para Janeiro e Fevereiro igual objectivo para arruamentos das freguesias de Gueifães e Maia.


Campanha solidária com África (notícia in Jornal de Notícias)11-11-2006

Está em curso no concelho da Maia uma campanha de recolha de roupa, sapatos, brinquedos e livros destinados a países africanos. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Fundação Centro Cristão Juvenil "Casa sobre a rocha" e a empresa municipal Maiambiente.


Contentores Para África (notícia in Rádio Renascença)07-11-2006

A Câmara da Maia está a promover, desde há um mês, a recolha de bens para ajudar os mais desfavorecidos no continente africano.


Maiambiente vai alargar a recolha de resíduos porta a porta a todo o concelho (notícia in O Primeiro de Janeiro)07-11-2006

No início do próximo ano a Maiambiente vai alargar a recolha de lixo porta a porta a todo o concelho. Cerca de metade da população vai usufruir deste serviço que aposta forte nas vantagens da reciclagem. Fomos tentar perceber as razões do sucesso desta empresa municipal.


Artistas e Ambientalistas (noticia in Maia Hoje)27-10-2006

Grupo musical “Amigos do Ambiente” é convidado para vários espectáculos, conjugando a sua actividade profissional na Maiambiente com o gosto pela Música.


Reformulação na recolha do lixo (notícia in Maia Hoje)12-08-2006

Empresa Municipal responsável pela recolha dos resíduos leva a cabo alteração que passa pela reformulação de horários em algumas freguesias do Concelho.


Maiambiente reformula circuitos de recolha indiferenciada (notícia in O Primeiro de Janeiro)04-07-2006

A Maiambiente, E.M, iniciou ontem um processo de reformulação dos circuitos de recolha de resíduos indiferenciados, normalmente designados «lixos».


Reformulação dos Circuitos de Recolha Indiferenciada03-07-2006

A partir do dia 3 de Julho a recolha dos resíduos indiferenciados (designados "lixos") em algumas ruas do concelho vai ser alterada.


Recolha grátis de Electrodomésticos (notícia in O Primeiro de Janeiro)13-06-2006

De acordo com o Projecto do Ambiente foi também apresentado o Sistema de Recolha em Linha, um serviço gratuito de resíduos de equipamento electrónico solicitado pelo munícipe.


"Em Linha" com a Maiambiente (in Primeira Mão)09-06-2006

Foi apresentado dia 5 de Junho o sistema de recolha "Em Linha" que já se encontra em curso.


Maia Digital permite acesso a informação sobre ambiente e qualidade de vida (noticia in O Primeiro de Janeiro)06-06-2006

Maia Digital pePortal ambiental apresentado Os cidadãos do concelho possuem desde ontem mais uma fonte de informação e participação ambiental. O projecto de Ambiente da Câmara Municipal da Maia, concebido através do Maia Digital foi ontem apresentado e envolve diversas parcerias a nível local.


Recolha grátis de electrodomésticos (noticia in Jornal Notícias)06-06-2006

Os munícipes da Maia que se queiram livrar de um frigorífico, um microondas, uma torradeira, um berbequim, uma máquina de costura ou de um candeeiro podem fazê-lo através do serviço "Em Linha"...


Bom ambiente em formato digital (noticia in Jornal Notícias)03-06-2006

O ambiente e a qualidade de vida no concelho da Maia irão estar disponíveis online a partir da próxima segunda-feira, dia em que será apresentado, na Quinta da gruta, o portal do Ambiente e do Cidadão.


Maimbiente recebe menção honrosa especial (notícia in Projectos Especiais Diário Económico)18-04-2006

Este sistema foi concebido para automatizar e optimizar os processos de recepção de pedidos de recolha de resíduos e de definição da respectiva rota.


Empresa municipal nos Prémios de Boas Práticas no Sector Público (notícia in Primeira Mão)14-04-2006

"A Maiambiente adquiriu uma terceira ferramenta informática que serve para “organizar a gestão dos serviços e que neste momento é aplicada à recolha porta-a-porta de equipamento eléctrico e electrónico e a recolha selectiva em comércio e serviços de papel, embalagens e vidro”


Maiambiente - Primeira Empresa Municipal a receber uma menção do género (notícia in Maia Hoje)14-04-2006

Empresa Municipal Maiambiente recebeu uma menção especial pelo projecto "Sistemas de Gestão Electrónica".


Folgosiplás sofre intervenção da Maiambiente (notícia in Maia Hoje)10-03-2006

Empresa Municipal levou a cabo intervenção de limpeza às instalações da extinta empresa "Folgosiplás". Acção decorreu ao longo de seis meses e custou cerca de dez mil euros.


Maiambiente, uma empresa que trabalha... (noticia in O Primeiro de Janeiro)28-02-2006

Em defesa do ambiente e do bem-estar dos maiatos!


"Tampinhas" com êxito no Concelho (noticia in Maia Hoje)24-02-2006

Ao longo dos últimos meses, foi recolhida mais de uma tonelada de tampas plásticas, que deverão ser convertidas em material ortopédico




Uma Viagem Maravilhosa Ao Mundo do Lixo (noticia in Primeira Mão)03-02-2006

Lixoteca Itinerante está na Maia



O mundo do lixo num autocarro (noticia in Jornal Notícias)31-01-2006

O mundo do lixoAlunos das escolas do primeiro ciclo aprendem a defender o ambiente na "lixoteca itinerante"


Lixoteca Itenerante - "Misteriosa Viagem à Lixolândia"27-01-2006

Lixoteca ItenerSensibilizar e educar as populações mais jovens com vista à preservação do meio ambiente é o objectivo da Lixoteca Itinerante (Unidade Móvel de Sensibilização), que visitará o Município da Maia entre os dias 30 de Janeiro e 6 de Março de 2006, numa acção promovida pela MAIAMBIENTE, pela Câmara Municipal da Maia e pela STL.


Tarifa de lixo tem «preço social» (Notícia in Jornal Maia Hoje)27-01-2006

Tarifa de lixo Com vista à sustentabilidade da Maiambiente, é necessária uma actualização da tarifa do lixo actualmente praticada, refere o Director desta Empresa Municipal, Carlos Mendes. Em entrevista ao MaiaHoje, este responsável afirma que tendo em conta o custo do processo, o valor pago pelos munícipes está "muito aquém", sendo necessária uma actualização que poderia passar pelos 30 a 50 cêntimos mensais, no sentido de manter a qualidade do serviço praticado.


Maiambiente está em linha (Notícia in Jornal Primeira Mão)05-01-2006

Maiambiente estA maiambiente arranca com a divulgação “massiva” de mais um serviço de recolha porta-a-porta. A campanha “emlinha!” tem como objectivo, a recolha de residuos de Equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).


Maia tem novo plano de limpeza12-07-2005

A Maiambiente-Empresa Municipal do Ambiente, E.M, apresentou quarta-feira o novo plano de limpeza pública do concelho. Um projecto que estende o serviço já existente às freguesias ainda não abrangidas. As zonas urbanas e industriais serão beneficiadas.


Mais e melhor limpeza pública no Concelho12-07-2005

A "Maiambiente" apresentou o novo plano, que já vigora desde segunda-feira. A contractualização de uma empresa privada permite alargar a limpeza pública a mais 50 por cento de área do Concelho.


Sistematizar a qualidade na "Maiambiente"02-05-2005

A empresa municipal caminha para a certificação, que deverá ser alcançada em Julho. Na Casa do Alto fez-se um ponto de situação.


Um por todos e todos por um melhor Ambiente02-05-2005

Campanha de sensibilização ambiental dedicada às escolas básicas do Concelho abrange quase cinco milhares de alunos. Os 5 R´s são o mote para esta iniciativa que pretende transformar os mais novos em "Eco - Mosqueteiros".


Uma empresa de qualidade21-04-2005

Em Julho, deve estar concluído o processo de certificação da Maiambiente – Empresa Municipal do Ambiente, E. M. com a norma ISO 9001:2000, que regula a qualidade de uma organização.


Em busca do lixo clandestino18-02-2005

Em busca do lixO «Concelho Maia» efectuou uma ronda pelo concelho e detectou depósitos clandestinos de lixo doméstico, industrial e de construção civil, em pinhais e em terrenos de difícil acesso. Uma questão que preocupa a câmara, mas que só pode ser resolvida com a colaboração dos munícipes.


Maia verde18-02-2005

Maia verdeA Maiambiente E. M. tem como objectivo principal a remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, a recolha selectiva de materiais recicláveis e a manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos. “O Primeiro de Janeiro” conversou com Silva Tiago, vice-presidente da empresa.


Maiambiente faz alterações à recolha de lixo04-02-2005

Já a partir desta segunda-feira, dia 7 de Fevereiro, vai acontecer uma alteração pontual à recolha de lixo nas zonas urbanas do concelho, no que diz respeito tanto à recolha selectiva como à indiferenciada. Mas apenas no seu regime nocturno.


Autarquia transfere 77 funcionários para a “Maiambiente”14-01-2005

A primeira reunião do executivo camarário de 2005 foi parca em pontos de discussão. Nesta reunião foram aprovadas as minutas dos contratos de três obras de monta, ultrapassando os 100 mil euros cada uma, o que despertou o alarme da oposição socialista, face aos períodos conturbados que se atravessam. Outra operação aprovada foi a mobilidade de 77 funcionários da autarquia para a empresa municipal Maiambiente, a requisição desta.


Maiambiente e Lipor no terreno para recolha selectiva14-01-2005

O Concelho da Maia tem obtido taxas satisfatórias no que toca à distribuição e selecção do lixo por parte da população.


Primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto a tratar resíduos orgânicos04-01-2005

O concelho da Maia conta, desde Dezembro, com mais um sistema de recolha selectiva, desta vez dedicado aos resíduos orgânicos. Para já, funciona apenas em três freguesias e destina-se aos grandes produtores. Admite-se, contudo, o seu alargamento também aos domicílios.


Recolha de Orgânicos22-12-2004

Recolha de OrgâA MAIAMBIENTE – Empresa Municipal do Ambiente, E.M., em estreita cooperação com a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, arrancou com mais um serviço de recolha selectiva na Maia. Pretende-se com mais este serviço de recolha selectiva proceder à valorização dos resíduos orgânicos, produzindo-se um correctivo orgânico estabilizado que posteriormente poderá ser utilizado na agricultura e na floricultura.


STL inicia recolha selectiva na Maia (in Ambiente Online)02-12-2004

STL inicia recoA STL, uma empresa do grupo Suma, reforçou a prestação de serviços no concelho da Maia na área da recolha selectiva de resíduos, na modalidade de ecopontos. O contrato com a entidade adjudicante, a empresa municipal Maiambiente, tem uma duração de 15 meses.


Separação de materiais duplicou (notícia in Jornal Primeira Mão)08-11-2004

Separação de maA Maia continua a contribuir para um "futuro sustentável". Depois do sucesso dos projectos Lidador e Resicl, o município continua a liderar as quantidades de materiais recolhidos (papel/cartão, plástico, vidro) destinados à reciclagem.


Projectos-piloto da Maiambiente foram um "sucesso" (in jornal Primeira Mão)25-10-2004

Projectos-pilotSeis meses depois da Maiambiente ter arrancado com dois projectos-piloto, nomeadamente na Zona Industrial da Maia (Resicl) e na Urbanização do Lidador (Projecto Lidador), a empresa municipal do ambiente, faz um balanço positivo. As experiências foram tão bem sucedidas que ambas vão ser alargadas a outras zonas do concelho. Esse alargamento implicará a aquisição estimada de 20 mil contentores e um investimento que rondará os 400 a 500 mil euros.


Líder do distrito (in Jornal "Primeira Mão")19-10-2004

Líder do distriO município maiato é o que mais eficácia obteve nos ultimos anos com a recolha selectiva porta-a-porta. A "consciência ambiental" dos maiatos está a aumentar.


Maia Lança Projecto-piloto para Recolha Selectiva de Lixos Industriais (In Jornal "Público")14-04-2004

Maia Lança ProjMeia centena de empresas da zona industrial Maia I vão passar a beneficiar, a partir do próximo dia 21, de um projecto-piloto destinado a fazer a recolha selectiva de resíduos industriais recicláveis. A iniciativa foi ontem apresentada pela Maiambiente, que espera que os resultados alcançados nesta fase experimental permitam generalizar o sistema a todo o concelho até ao próximo mês de Setembro. "Penso que o projecto passará ser


Projecto pioneiro no concelho - Contentores com B.I. e mais ecopontos (In Jornal "O Primeiro de Janeiro")14-04-2004

No início do próximo ano todo o concelho poderá dispor de contentores individuais e identificados através de um sistema electrónico. Um projecto piloto da Maiambiente, que arranca no próximo dia 20 e que irá cobrir, numa primeira fase, cerca de 3 mil habitantes.



Informações • Maia continua a apostar na reciclagem através dos "roupões" (in Primeira Mão) • Maia aumenta separação de resíduos recicláveis (in Primeira Mão) • Recolha de resíduos na Maia é exemplo de sucesso (in Maia Hoje) • Fundo de Vila dá as boas vindas a uma horta comunitária (in Ambiente Magazine) • Na Maia os "roupões" são solidários (in Ambiente Magazine)
"Poupe recursos - Imprima o conteúdo da página somente se não conseguir evitar"
Efeito

Maiambiente EM
Rua 5 de Outubro, nº 359  -  4475-302 Milheirós
Telefone: 22 947 81 30  -  Fax: 22 947 81 39
E-mail: geral@maiambiente.pt  -  Linha Verde 800 20 26 39
Coordenadas GPS: 41º12'57''N 8º35'50''W
Google Maps: Como chegar

Horário de Funcionamento
9:00 - 18:00 H

Encerramos:
Fins-de-semana e feriados

Total de Visitas: